29º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Esporte

Morte de torcedor - 04/03/2024, 15:53 - Da Redação

Após morte de torcedor, organizadas de Cruzeiro e Galo são banidas

MPMG pune torcidas do Atlético-MG por dois anos e a do Cruzeiro até 2028

Torcidas de Cruzeiro e Atlético-MG brigaram no último sábado
Torcidas de Cruzeiro e Atlético-MG brigaram no último sábado |  Foto: Reprodução

O Ministério Público de Minas Gerais anunciou nesta segunda-feira (4) que as torcidas organizadas do Atlético-MG e do Cruzeiro foram temporariamente banidas, em resposta à morte de um torcedor no último sábado (2). O banimento, válido por dois anos, proíbe as torcidas de frequentarem estádios no território nacional e seus arredores durante os dias de jogos, em um raio de cinco mil metros.

A torcida do Atlético, que já havia sido punida anteriormente com um ano de banimento, seguido por três meses, em 2022 e 2023, agora enfrentará um novo banimento temporário até 4 de março de 2026. Enquanto isso, a torcida do Cruzeiro, banida temporariamente até março do mesmo ano, cumprirá o novo período de banimento entre 15 de março de 2026 e 15 de março de 2028.

De acordo com o Ministério Público de Minas Gerais, o banimento temporário implica na proibição do uso, porte e exibição de qualquer item que caracterize a presença das torcidas nos estádios ou arredores nos dias de jogos, incluindo vestimentas, faixas, bandeiras e instrumentos musicais. O não cumprimento acarretará em uma multa de R$ 50 mil.

De acordo com o MP, "em observância aos princípios do contraditório e ampla defesa, a medida educativa aplicada nesta segunda-feira tem caráter cautelar, sendo que após a observância do direito de defesa das entidades acima mencionadas, a ser exercido e apreciado em até trinta dias, a medida será novamente analisada, sendo convalidada ou revogada".

Veja também:

Faz o Pix! Fábio Mota garante mais 4 reforços no Leão esta semana

PSG quer milhões de Mbappé em acordo com o Real Madrid

Diretoria do Bahia de Feira se despede do futebol após rebaixamento

A aceitação da recomendação requer a aprovação da Federação Mineira de Futebol e deve ser divulgada nos sites tanto da entidade quanto da Confederação Brasileira de Futebol. A publicação deve especificar que se trata de uma resolução das entidades responsáveis pelos campeonatos de futebol em que o Cruzeiro Esporte Clube e o Clube Atlético Mineiro participam.

Recentemente, Atlético e Cruzeiro concordaram em disputar o clássico com apenas uma torcida até o final de 2025.

exclamção leia também