Presidente da SAF Botafogo, o norte-americano John Textor foi suspenso por 45 dias e ainda terá que pagar uma multa de R$ 100 mil por declarações dadas após partida contra o Palmeiras. A decisão foi acatada pelo pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), nesta sexta-feira (26), depois de dois adiamentos. O gringo, inclusive, já cumpriu 28 dias em uma suspensão preventiva.
O americano foi julgado nos artigos 243-F (ofensa à honra) e 258-B (invasão de campo). A defesa de Textor alega que o presidente poderia estar na beira do campo após o apito final, por ser o principal dirigente botafoguense.
Textor pegou 30 dias pelo artigo 243-F e mais 15 no 258-B. A partida entre Botafogo e Palmeiras aconteceu em novembro de 2023 e desde então o processo se desenrolava na Justiça. Textor inclusive já tinha recebido uma punição de 35 dias e pagamento de uma multa de R$ 25 mil, porém o clube conseguiu efeito suspensivo e ele foi liberado.
Vale ressaltar que Textor está envolvido em outro processo, por não ter apresentado as supostas provas de manipulação ao STJD no tempo estipulado. O julgamento ainda não tem uma data definida.