27º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Esporte

Pegue a visão! - 12/05/2025, 14:31 - Vinicius Portugal - Atualizado em 12/05/2025, 14:47

Antes de Ancelotti: veja gringos que já treinaram a Seleção Brasileira

Três estrangeiros já comandaram a Seleção Brasileira. O Portal Massa! relembra a passagem de cada um desses técnicos

Ancelotti é o novo treinador da Seleção Brasileira
Ancelotti é o novo treinador da Seleção Brasileira |  Foto: Anne-Christine POUJOULAT / AFP

A Confederação Brasileira de Futebol anunciou nesta segunda-feira (12), a contratação do italiano Carlo Ancelotti como novo treinador da Seleção Brasileira. Nas últimas semanas, o assunto gerou debate por parte da mídia especializada, principalmente entre jogadores e ex-treinadores que não curtiram a ideia de um gringo comandar o País do Futebol.

Leia Também:

Apesar de diferente, Ancelotti não será o primeiro estrangeiro a comandar a Seleção Brasileira. Ao longo da história, o Brasil já foi comandado por três gringos — sem muito brilho e reconhecimento, é bem verdade — mas que o Portal MASSA! irá relembrar.

Ramón Platero

A história entre gringos e a Seleção Brasileira começa em 1925, com o uruguaio Ramón Platero. Apesar da sua nacionalidade, Platero fez história comandando equipes brasileiras, inclusive sendo o único treinador da história a treinar o Vasco e o Flamengo ao mesmo tempo.

Com esse grande sucesso, a Confederação de Desportos do Brasil, entidade da época, contratou Platero para comandar a Seleção Brasileira durante a Copa América de 1925.

A passagem não foi bem-sucedida, com o Brasil vendo a Argentina se sagrar campeã, com direito a uma goleada de 4 a 1 sobre os Canarinhos. Platero foi demitido logo em seguida.

Jorge Gomes de Lima

Pulamos para 1944, quando o português Jorge Gomes de Lima, mais conhecido como ‘Joreca’, assumiu o Brasil apenas para dois amistosos contra o Uruguai. Vale ressaltar que, sob o comando do Tuga, a Seleção Brasileira venceu os dois confrontos contra nossos vizinhos sul-americanos.

‘Joreca’ morreu em 1949, com apenas 45 anos, vítima de um ataque cardíaco. Dois meses antes, o treinador havia sido demitido do Corinthians.

Filipo Nuñez

Para surpresa de muita gente, até um argentino treinou a Seleção. Em 1965, Filipo Nuñez assumiu o Brasil, novamente para apenas um amistoso contra o Uruguai.

Isso porque, na época, o Palmeiras representou a Seleção Brasileira, e Nuñez era o técnico do Verdão. A partida marcou a inauguração do Mineirão, e o Brasil palmeirense ganhou de 3 a 0 do Uruguai.

E agora, Ancelotti?

O italiano será o primeiro técnico sem nenhuma relação com o Brasil a comandar a Seleção. Em contrapartida, Ancelotti é também o treinador com o currículo mais vitorioso a assumir o cargo.

Ao todo, ele soma 5 títulos da Liga dos Campeões e 5 campeonatos nacionais em sua carreira. Essa será a primeira experiência de Ancelotti no comando de uma seleção — e ele já estreia com a difícil missão de levar o Brasil a um título de Copa do Mundo após 24 anos de jejum.

A estreia de Ancelotti será contra o Equador, no dia 5 de junho, pela 15ª rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026. O Brasil ocupa atualmente a 4ª colocação, com 21 pontos conquistados.

exclamção leia também