A morte de Juan Izquierdo, zagueiro de 27 anos do Nacional-URU, foi mais um capítulo triste na história do futebol. Ele sofreu um ataque cardíaco no meio de um jogo da Copa Libertadores contra o São Paulo, no Morumbis, e precisou ser imediatamente socorrido a um hospital.
Leia mais:
Família de Izquierdo e delegação do Nacional são chamados no hospital
Cria do Vitória é diagnosticado com celulite facial; conheça a doença
Bahia x Flamengo terá reforço na segurança e portões abertos mais cedo
Ele teve diagnosticada uma arritmia cardíaca e ficou internado alguns dias, mas não resistiu aos danos cerebrais que sofreu com a evolução do problema. O caso de Izquierdo não é o primeiro de atletas que morreram em campo, o que gera um alerta. Relembre abaixo outras tragédias com jogadores:
Carlos Alberto Barbosa
Lateral-direito do Sport, Carlos Alberto Barbosa, à época com 28 anos, morreu após sofrer uma parada cardíaca na vitória por 4 a 0 sobre o XV de Jaú, no dia 7 de março de 1982, pelo Campeonato Brasileiro daquele ano.
Marc-Vivien Foé
Conhecido meia camaronês com passagens em clubes importantes como Lyon-FRA e Manchester City-ING, Marc-Vivien Foé morreu aos 28 anos após sofrer um infarto na semifinal entre Colômbia e Camarões pela Copa das Confederações de 2003, vencida por 1 a 0 pelos africanos.
Miklós Fehér
O atacante Miklos Fehér, de apenas 24 anos, morreu quando defendia o Benfica em uma partida contra o Vitória de Guimarães, em janeiro de 2004. O jogador húngaro sofreu uma parada cardíaca na partida e não resistiu, tendo diagnosticada uma miocardiopatia hipertrófica.
Serginho
Serginho era um zagueiro de 30 anos que se destacava em um São Caetano forte no início dos anos 2000. Ele sofreu um mal súbito em decorrência de cardiomiopatia hipertrófica em um confronto com o São Paulo, no mesmo Morumbis onde Izquierdo faleceu. O jogador capixaba foi levado a um hospital, mas não resistiu. O Azulão chegou a ser punido em 24 pontos no Brasileirão por ter o deixado jogar mesmo sabendo de seus problemas cardíacos.
Cristiano Júnior
Brasileiro que se destacava no futebol indiano, Cristiano Júnior tinha 25 anos e era atacante do Dempo SC em 2004, quando morreu durante partida contra o Mohun Bagan. Ele foi agredido pelo goleiro adversário Subrata Pal e colapsou no gramado. Após tentativas de reanimá-lo, foi socorrido ao hospital, mas já era tarde. O comissário de polícia de Bangalore disse que a autópsia revelou que Júnior morreu de ataque cardíaco.
Antonio Puerta
Antonio Puerta formou com o brasileiro Daniel Alves a dupla de laterais campeã da Copa UEFA (atual Europa League) em 2006/07, convertendo a penalidade decisiva na final contra o Espanyol. Poucos meses depois, na estreia do Campeonato Espanhol da temporada seguinte, morreu após sofrer várias paradas cardíacas em jogo diante do Getafe. O atleta de 22 anos ficou internado em um hospital, mas morreu três dias depois, no dia 28 de agosto de 2007.
Alex Apolinário
O atacante Alex Apolinário era brasileiro e faleceu no dia 7 de janeiro de 2021, aos 24 anos. Ele havia sofrido uma parada cardiorrespiratória no jogo entre seu time, o Alverca, e o União FC de Almeirim, pela quarta divisão da liga portuguesa, apenas quatro dias antes de sua morte. No Brasil, ele passou por clubes como o Botafogo-SP, Cruzeiro e Athetico.