23º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Entretenimento

"110 Anos do Nascimento" - 12/08/2023, 15:20 - Tabitha Gomes

Salvador recebe noite de autógrafos do livro “Luiz Gonzaga 110 anos"

O evento acontece na segunda-feira,(14), no Salvador Shopping (Praça Central – Piso L1), a partir das 19h

Noite de autógrafos do livro de Luiz Gonzaga chega a Salvador na próxima segunda-feira (14)
Noite de autógrafos do livro de Luiz Gonzaga chega a Salvador na próxima segunda-feira (14) |  Foto: Divulgação/ Américo Nunes

Com o desembarque em Salvador confirmado para a próxima segunda-feira (14), o autor do livro “Luiz Gonzaga 110 anos do Nascimento”, Paulo Vanderley, traz a capital baiana o lançamento da obra e da exposição homônima. O evento acontecerá no Salvador Shopping (Praça Central – Piso L1), a partir das 19h, com a presença de convidados, e leitores interessados em adquirir o livro ou quem já possui e deseja garantir a dedicatória do autor.

Na ocasião, será realizada também uma palestra sobre a musicalidade e o universo do Rei do Baião, que tem como objetivo democratizar e compartilhar sua história e arte. Durante a noite, o público ainda assistirá ao show com músicas de Gonzaga na voz de Marquinhos Café que será acompanhado da orquestra de pandeiros “A Tapa”, dirigida pelo maestro Luciano Pinto, que é diretor musical da cantora Claudia Leitte.

Leia mais

Cantor da Motumbá faz poema especial para o Dia dos Pais

Imagem ilustrativa da imagem Salvador recebe noite de autógrafos do livro “Luiz Gonzaga 110 anos"
Foto: Divulgação/ Américo Nunes

Sobre o livro

A obra é resultado de 31 anos dedicados à pesquisa da musicalidade e universo do artista por Paulo Vanderley, com o objetivo de democratizar e compartilhar a história e a arte do Rei do Baião. Com quase 500 páginas, o livro é narrado em primeira pessoa, pelo próprio Luiz Gonzaga, por meio da transcrição de trechos garimpados minuciosamente de mais de cem entrevistas de rádio, TV, apresentações e, ainda, de bate-papos que foram gravados. Os traços do cearense Mestre Espedito Seleiro permeiam o projeto gráfico da obra.

Exposição

Com aproximadamente 370m², a mostra possui uma média de cem artigos originais da carreira e vida pessoal sobre Luiz Gonzaga, fotos originais do acervo do artista, caixa do box "50 anos de Chão" autografado em 1988; entrevista manuscrita (1970) a uma revista de Luxemburgo; documento original do carro de Gonzaga (modelo Furglaine, da Ford), mais de 40 discos de vinil originais da carreira (1958 a 1989), e dez exemplares de revistas dos anos 50 contendo matérias sobre o artista.

A mostra contempla ainda materiais audiovisuais com entrevistas do músico e outros artistas. Na Praça do Salvador Shopping serão instaladas sete ilhas com impressos e telas touch screen, nas quais os visitantes poderão acessar informações sobre Gonzaga, incluindo QR codes que levam o visitante sobre histórias do homenageado.

exclamção leia também