Amadeu (Daniel Farias), um ator pornô e sua namorada Gina (Edvana Carvalho), ex-atriz do ramo, estão desesperados por grana e encontram em uma bolsa recheada de drogas a oportunidade perfeita de subir na vida, mas a empreitada não dá certo e eles acabam sendo perseguidos por figuras perigosas do submundo do crime.
Essa é a premissa inicial de Receba!, produção baiana que estreia nas telonas de Salvador nesta quinta-feira (24). Com direção de Rodrigo Luna e Pedro Perazzo, o longa é uma mistura de suspense, mistério e comédia, acompanhados de uma boa pitada de baianidade.
Leia também: 'Venom 3' vale a pena? Leia a crítica no CineMassa
Depois da arriscada empreitada de Amadeu, entram em cena Edgar (Jackson Costa) e Lica (Evelin Buchegger), os capangas barra-pesada de Pastor (Narcival Rubens), que é o dono da ‘parada’ roubada. O filme é uma adaptação do livro A Guerra dos Bastardos de Ana Paula Maia e tem um elenco completamente baiano.
São destaques Edvana Carvalho, cria do Teatro Bando Olodum e Inácia do reboot de Renascer da Globo e Jackson Costa, que viveu o Padre Lívio na versão original da novela, além de ter estrelado a série Cangaço Novo, do Prime Video.
Suspense com humor
Como uma espécie de boneca russa, o filme vai revelando novos detalhes da trama a partir do ponto de vista de cada novo personagem apresentado, alimentando um clima de suspense. O tom desbotado das imagens e a trilha sonora minimalista colaboram para essa atmosfera enigmática.
O destaque vai para as atuações de Jackson Costa e Evelin Buchegger, que vivem a dupla dinâmica de criminosos implacáveis na busca pela bolsa valiosa, mas que não deixam de lado o bom humor. Enquanto Edgar esconde seu coração mole na figura do ‘bandido mau’, Lica não faz questão nenhuma de ocultar seu profissionalismo sem escrúpulos e solta um ‘disgraça!’ do fundo da alma a cada nova reviravolta.
Apesar de pecar do ritmo um pouco lento, Receba! consegue se destacar bastante como um suspense cômico, explorando as questões que os personagens vivem, ao mesmo tempo em que tira sarro das situações em que eles estão inseridos. Além disso, o filme também traz claras referências ao gênero exploitation (exploração, em uma tradução literal), que pode ser definido por obras que tratam de temas tabu, como violência e crime de maneira apelativa, sem filtros e com muito sangue.
A vivacidade da obra também está nos pequenos detalhes: “Se pique!”, “pombo sujo” e incontáveis “disgraça!” são gírias que constroem essa atmosfera cotidiana, assim como na cena em que Edgar e Lica jogam dominó com alguns coroas na pracinha. Por isso, o filme é uma boa pedida para quem curte o gênero policial e quer ver figurinhas carimbadas da dramaturgia baiana nas telonas.
Receba! estreia nesta quinta (24) e ficará em cartaz entre os dias 24/10 e 30/10 nas seguintes salas de cinema:
Cine Glauber Rocha - 15h30 e 19h30 (diariamente)
Saladearte Cine Daten Paseo - 12h30 (sábado e domingo)
Saladearte Cinema do Museu - 15h30: quinta-feira; 17h: sábado, domingo, segunda e quarta.
Confira o trailer de Receba!: