Quatro frutas nativas do Brasil foram destacadas entre as 100 melhores do mundo em um ranking internacional divulgado pela plataforma TasteAtlas, que é conhecida por mapear sabores ao redor do globo. A última atualização do ranking foi feita em 15 de agosto e leva em consideração as avaliações dos usuários, que atribuem notas de 0,5 a 5 para cada prato ou ingrediente.
Leia também:
Sorveteria baiana emplaca sabor entre os tops do mundo; saiba qual é
A primeira posição do ranking é ocupada pelos cítricos valencianos, categoria que inclui laranjas, tangerinas e limões cultivados na província de Valência, na Espanha. Logo atrás, aparecem os pêssegos gregos e, em terceiro lugar, os morangos poloneses. Embora nenhuma fruta brasileira tenha chegado ao topo da lista, uma delas se destacou e quase chega ao top 10. Veja a lista das brazucas:
Jabuticaba (11ª posição):
Pequena, redonda e de cor roxa escura, a jabuticaba é nativa da Mata Atlântica brasileira. Ela cresce diretamente no tronco da árvore e é conhecida pelo seu sabor doce e levemente ácido. Pode ser consumida fresca ou usada na produção de vinhos, geleias e licores.
Açaí (26ª posição):
Originário da região amazônica, o açaí é uma fruta roxa e pequena que se tornou mundialmente famosa, especialmente por seu uso em tigelas. Rico em antioxidantes e energizante natural, o açaí é frequentemente consumido na forma de polpa congelada, misturada com frutas ou granola.
Guaraná (57ª posição):
Nativo da Amazônia, o guaraná é uma fruta pequena e vermelha, conhecida por ter sementes ricas em cafeína. É muito utilizado na produção de bebidas energéticas, principalmente refrigerantes, e também é popular na forma de pó ou extrato. É o sabor de refrigerante mais popular no Brasil, embora muiras pessoas não conheçam a forma da fruta.
Physalis (80ª posição):
A physalis, que aparece no ranking com o nome de groselha do cabo, é uma frutinha amarela envolta em uma casca parecida com uma folha seca. Seu sabor é agridoce e a fruta é frequentemente usada em sobremesas, geleias e como elemento decorativo em pratos sofisticados.