Integrante do elenco da novela “Travessia”, da TV Globo, a polêmica atriz Cássia Kis entrou no radar de uma ação na Justiça, bem como de uma notícia-crime na Polícia Civil do Rio de Janeiro, após ter dado declarações homofóbicas. O fato aconteceu durante uma entrevista à jornalista Leda Nagle, de acordo com informações do blog do colunista Ancelmo Gois, do jornal O Globo.
Na oportunidade, dois grupos que representam a comunidade LGBT+ declararam repúdio à fala homofóbica da artista durante a entrevista. Ela citou que casais homoafetivos "não dão filho" e que eles têm a proposta de “destruir a família”, além de “destruir a vida humana”.
Sendo assim, a Aliança Nacional LGBT+ declarou que pretende adotar medidas judiciais contra Cássia depois dos comentários. Do mesmo modo, o Grupo Arco-Íris de Cidadania LGBT, comandado por Claudio Nascimento, acionou o TJ do Rio ao apresentar uma Ação Civil Pública contra Cássia devido ao crime de homofobia.
Ainda conforme a publicação, o Arco-Íris indica que as falas da atriz "claramente carregam teor discriminatório e preconceituoso aos casais homoafetivos e à comunidade LGBTQIA+ ao questionar a validade da sua existência".
Por essa razão, o movimento cobra reparação coletiva por causa dos ataques feitos por Cássia da ordem de R$ 250 mil "para fins de promoção de políticas e programas direcionados ao enfrentamento da discriminação e LGBTfobia no contexto artístico". No mais, um pedido por retratação pública também está em jogo.
Além disso, o Arco-Íris também entregou à Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância do Rio uma notícia-crime justificando os mesmos fatos. Nesse sentido, a solicitação é para que seja apurada a ocorrência de crime por parte de Cássia, com a alternativa da abertura de ação penal.