
O Carnaval de rua do Rio de Janeiro agora tem um novo nome de peso. A Prefeitura da cidade oficializou nesta quarta-feira (17), a criação do Circuito de Blocos de Carnaval de Rua Preta Gil, em homenagem à cantora.
Leia Também:
O decreto, assinado pelo prefeito Eduardo Paes (PSD), foi publicado no Diário Oficial do Município. O novo circuito compreende a Rua Primeiro de Março e a Avenida Presidente Antônio Carlos, no Centro da cidade, justamente por ser onde o famoso Bloco da Preta arrastou multidões durante anos.
Viva Preta Gil!@PretaGil @gilbertogil @Floragil2222 pic.twitter.com/oZQCpWMoUz
— Eduardo Paes (@eduardopaes) July 22, 2025
A escolha do nome é um reconhecimento à trajetória de Preta Gil, que lançou seu bloco em 2009 e logo se consolidou como um dos maiores do país, reunindo até um milhão de foliões em suas edições. O cortejo, que também passou por cidades como Salvador e São Paulo, sempre foi marcado pela celebração da diversidade, liberdade e respeito.
A organização e autorização dos blocos que poderão desfilar no circuito seguirá sob responsabilidade da Riotur, em conjunto com a Secretaria Municipal de Cultura, CET-Rio, Guarda Municipal e demais órgãos envolvidos.
Além da homenagem, a prefeitura confirmou que o corpo da artista, falecida em Nova York, será velado no Theatro Municipal do Rio, em cerimônia aberta ao público, conforme seu desejo. A despedida deve contar com um cortejo em trio elétrico, último adeus em clima de festa, como Preta sempre celebrou a vida.