
O funeral de Preta Gil será realizado nesta sexta-feira (25), no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, conforme um dos desejos da artista. No entanto, o cortejo com trio elétrico pelas ruas da cidade, um pedido feito por ela, foi proibido pela Prefeitura do Rio.
Leia Também:
A decisão frustra uma das últimas vontades da cantora, que sonhava com uma despedida em clima de festa. Em vida, Preta chegou a comentar sobre o desejo em entrevista ao canal Põe na Roda, no YouTube:
“Meu funeral? Quero uma micareta real. Se a Ivete for depois de mim, bota ela, mesmo velha, gagá, em cima do trio”, disse a artista carioca entre risos.
A Prefeitura do Rio justificou o veto alegando questões de segurança e logística, e confirmou que não haverá apresentações musicais durante o velório. A cerimônia será mais reservada, sem cortejo pelas ruas.
Apesar da limitação, o velório será aberto ao público das 9h às 13h, atendendo ao desejo da cantora de se despedir dos fãs no palco mais simbólico da capital fluminense. Após a homenagem pública, o corpo será levado para cremação em uma cerimônia íntima, às 14h, no Cemitério da Penitência, no Caju.
O corpo de Preta Gil deve desembarcar no Brasil na manhã desta quinta-feira (24), vindo de Nova York, onde ela estava desde maio em tratamento experimental contra um câncer agressivo. Familiares acompanham o traslado e seguem direto para o Rio de Janeiro, onde será preparado para a despedida.