27º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Entretenimento

Luto! - 21/05/2025, 17:51 - Da Redação

Morre Dorinha Durval, primeira Cuca do Sítio do PicaPau amarelo

Dorinha Duval também atuou em novelas como O Bem-Amado e Selva de Pedra

Atriz faleceu nesta quarta-feira (21)
Atriz faleceu nesta quarta-feira (21) |  Foto: Reprodução/Redes Sociais

A atriz Dorinha Duval faleceu aos 96 anos nesta quarta-feira (21). Conhecida por seu papel como a primeira Cuca do Sítio do PicaPau Amarelo, a notícia da morte foi divulgada nas redes sociais pela filha, Carla Daniel.

Leia Também:

A notícia de seu falecimento pegou muitos desprevenidos. Na legenda, a também atriz demonstrou sua tristeza pela perda da mãe: “É com tristeza, mas alivio que nos despedimos. Mãe, avó, amiga e que nos trouxe bons momentos de alegria para o público brasileiro. Te amo”.

Famosos Lamentam

Na publicação, os comentários estão cheios de mensagens de apoio à família e o lamento de famosos. “Meus pêsames e meus melhores sentimentos”, escreveu Matheus Nachtergaele. “Meus sentimentos”, comentou Alexandra Richter no Instagram. “Beijos carinhosos, Carla”, disse Guilherme Fontes. “Querida… Meus profundos sentimentos. Doninha foi muito presente na minha infância. Todo meu carinho para você.”, escreveu Nizo Neto.

Carreira

Dorinha Duval era o nome artístico de Dorah Teixeira, nascida em 1921, em São Paulo, ela se envolveu em diversas facetas do meio artístico. Cantora, dançarina e atriz, seu sucesso e talento a levou até a TV Globo.

Dorinha como 'Cuca'
Dorinha como 'Cuca' | Foto: Reprodução/Tv Globo

Em 1969, estreou na novela Verão Vermelho, de Dias Gomes. Dorah também participou de outros sucessos, como Irmãos Coragem, 1970, Selva de Pedra, 1972 e O Bem-Amado, 1973. Mas, seu papel mais conhecido e marcante foi como a Cuca na primeira versão do clássico O Sítio do Pica-Pau Amarelo.

Dorinha estrelou em diversas novelas
Dorinha estrelou em diversas novelas | Foto: Reprodução/Instagram @memoria_teledramaturgica

Vida

Casada três vezes, seu relacionamento mais noticiado foi com o diretor Daniel Filho, em 1961, com quem teve sua única filha, Carla Daniel. O casal se separou em 1972, quando, durante entrevistas, a atriz contou que precisou abusar do álcool para superar o término.

Em outro relacionamento, Dorinha namorou o produtor publicitário Paulo Sérgio Garcia Alcântara. Em 1980, durante uma discussão, a atriz o matou com três tiros na casa em que moravam na Zona Sul do Rio. A artista alegou legitima defesa.

Capa de jornal da época
Capa de jornal da época | Foto: Reprodução/Redes Sociais

Em seu julgamento, ela foi condenada a 18 anos de prisão. Entretanto, todo o julgamento foi anulado e seus advogados entraram com recurso. Dorah teve a pena reduzida para 6 anos, onde cumpriu oito meses na cadeia e o resto da sentença em regime semiaberto.

exclamção leia também