
Lancheiras saudáveis, mesas postas, quartos organizados e filhos educados. Quem acompanha a rotina das mães que são influenciadoras digitais já está acostumado a ver uma maternidade perfeita na internet. Às vezes, o que é mostrado na tela parece ser impossível de alcançar na vida real, e a comparação e cobranças tomam conta das seguidoras.
Qual o segredo do sucesso no lar? Há uma fórmula certa para criar uma criança? Para desvendar o que há por trás disso, o Portal MASSA! conversou com três blogueiras baianas que não têm medo de abrir o coração e contaram as suas experiências de vida sem filtro.
Leia Também:
Ju Brasil: uma mãe que não abre mão do lado mulher
Aos 28 anos de idade, Ju Brasil é mãe do pequeno Enrico, de apenas 3 aninhos. A blogueira compartilha a vida com 2 milhões de seguidores no Instagram e uma das partes que mais chamam atenção do público é a forma que ela educa o garotinho. Sorridente, obediente e esperto, ele conquistou o público naturalmente.
Mas se engana quem pensa que ele ou qualquer outro menino dessa idade não dá trabalho para os pais. Assim como todas as outras mães do mundo, a influenciadora também tem que lidar com algumas teimosias. “Criança pode ser educada como for, mas existem birras. A gente tem que respirar fundo”, desabafou.

O que faz as coisas serem mais leves são o amor e a sensação de sonho realizado, pois a blogueira sempre desejou ser mãe. Ela contou que Enrico foi planejado e a única surpresa foi ter engravidado antes do que esperava, pois ela fez uma pausa no remédio anticoncepcional e pensava que a gestação aconteceria alguns meses depois. Na prática, o bebê já estava a bordo no mês seguinte.
Outro ponto que une Ju a várias mulheres é o fato dela ter se cobrado por não ter conseguido ter o filho por parto natural e por não ter amamentado. Mesmo sendo questões que não são culpa da mãe, muitas se sentem tristes e desapontadas.
“A maternidade para mim foi um sonho desde sempre. Inclusive, no início eu me frustrei muito porque eu queria ter tido ele normal, sofri 24h de trabalho de parto, cheguei em 8 cm de dilatação, mas não consegui e tive por cesária, e depois eu me frustrei mais ainda por não conseguir amamentar”, revelou Ju Brasil.
As dicas e desafios de uma mãe blogueira
Com o passar dos anos e o crescimento do filho, Ju Brasil colocou a vida nos trilhos e conseguiu organizar a rotina para fazer uma das coisas que mais gosta: se cuidar. Conhecida pela vida fitness e pela aparência impecável, ela encontrou o equilíbrio entre suas versões de mãe e mulher.
“Acho que tudo é prioridade. Até para a gente estar bem para cuidar deles, a gente precisa se cuidar, a gente precisa tirar um tempinho para a gente. Tem mãe que diz que não tem condição de pagar uma academia… Poxa, vai correr, pula uma corda, sobe uma escada de um prédio e desce. Se não quer fazer atividade física, se cuida, se sinta mais bonita, faz uma unha, faz um cabelo!”, aconselhou.

Atualmente, a influenciadora digital decidiu cuidar do filho de forma integral durante a semana, tendo o apoio de uma babá apenas aos sábados e domingos. Para dar conta de tudo, Ju aproveita os horários livres para fazer atividades que gosta e também tira um dia da semana para cozinhar alimentos saudáveis para ela e Enrico, deixando tudo pronto em marmitas.
“Durante a semana, a minha vida é igual a de toda mãe, e eu acho que o principal ponto é a falta de tempo para a gente. Inclusive, essa semana eu falei nos Stories que eu não queria ir para a academia de manhã cedo, mas eu lembrei que eu não posso, porque meu tempo de cuidar de mim é enquanto Enrico está na escola de manhã. Depois disso, o meu dia é com ele, onde eu for tenho que levar ele”, explicou.
Se as pessoas já dão pitacos na criação das mães anônimas, com as mães famosas a cobrança é dobrada. Inclusive, mesmo não sofrendo muitas críticas em relação ao filho, Ju Brasil é questionada por optar em fazer um cardápio saudável para o menino.
A blogueira garante que não priva Enrico de ser criança: “Ele não come comida fit, ele come comidas saudáveis! Eu faço os bolinhos dele caseiros, não precisa ser fit, os meus são, os dele não, os dele são só saudáveis mesmo e eu faço com muito prazer”.

Entre as dores e as delícias da maternidade, Ju Brasil descarta, pelo menos neste momento, a possibilidade de aumentar a família. Para quem não sabe, ela e o influenciador Abner Pinheiro, que é pai do Enrico, se divorciaram.
“Principalmente agora que eu estou separada, por enquanto não passa na minha mente a vontade de ter outro filho. Na verdade, antes de eu me separar eu já não queria muito, ainda mais agora que eu estou me cuidando mais mesmo... A gravidez acabou comigo fisicamente, eu me desleixei muito”, declarou ao MASSA!.
No momento ela está focada nos próprios projetos e quer aproveitar todas as fases do filho da melhor forma possível.
Keila Pinheiro: da gravidez na adolescência à mãe de sucesso
A influencer digital Keila Pinheiro descobriu a maternidade muito cedo, ainda na adolescência. Os medos e preocupações que afligem as mamães de primeira viagem foram ainda mais fortes, porque ela estava prestes a entrar na vida adulta e precisou amadurecer para construir uma família.
Keila contou ao MASSA! que a gravidez foi uma completa surpresa, pois ela fazia uso de remédio anticoncepcional na época. A pequena Ayla, que atualmente tem 3 anos, foi gerada durante um período de suspensão da medicação, devido a um sangramento inesperado. Apesar de não ter sido planejada, a chegada da garotinha foi vista como um grande presente de Deus.

“Foi o melhor acontecimento da minha vida, porque depois que ela chegou tudo mudou e eu conheci uma versão minha completamente diferente do que eu achava que eu poderia ser. E agora com Maitê também, minha segunda filha, tem sido algo surreal, uma experiência única”, falou ela.
A blogueira, que está em puerpério pois teve segunda filha, Maitê, no último dia 2, falou sobre o desafio de promover a primogênita para o ‘cargo’ de irmã mais velha sem deixar que ciúmes e inseguranças aparecessem.
“Esse foi um medo muito grande antes de eu ter Maitê, já no momento da gravidez eu sentia muito medo de como eu iria fazer isso, mas na reta final eu fui me conscientizando de que ia dar certo, de que eu ia colocar Aylinha para fazer tudo junto comigo do que eu fosse fazer com Maitê para ela não se sentir rejeitada”, explicou.
Muitas seguidoras também passam pelo mesmo receio quando decidem ter outros filhos. Para Keila Pinheiro, a solução tem sido incluir a primeira filha nas atividades com a bebê. A fórmula tem funcionado desde o primeiro contato das duas irmãs.

Superou completamente as minhas expectativas, eu achei que seria muito mais difícil e está sendo tudo muito tranquilo
A mamãe de Ayla e Maitê deixou um conselho para as mulheres que desejam ser mães ou que se cobram por não atingir a perfeição. Na opinião da influenciadora, o ideal é encarar a maternidade de frente, com todos os desafios e dores, sem esquecer de que cada mãe está fazendo o seu melhor dentro da própria realidade.
“A gente sempre dá conta, esta é a mensagem que eu tenho para deixar. Realmente é algo novo, é algo que dá muito medo, temos medo de não sermos suficientes. A gente sabe que na maternidade tem muitas pessoas que romantizam que é um mundo cheio de flores, mas realmente não é isso, é algo que é difícil, que a gente precisa abdicar de muitas coisas, de desejos, de vontades, para poder estar ali exercendo o nosso papel, mas que no final a gente não se imagina fazendo outra coisa”, disse ela.
O apoio da mãe faz toda a diferença

Keila Pinheiro é filha de Elionai Pinheiro, outra influenciadora digital baiana. Para a blogueira é um grande privilégio ter uma mulher inspiradora como mãe, especialmente porque ela investe em tempo de qualidade para viver momentos felizes com a família na frente ou fora das câmeras.
“Minha mãe é incrível, eu não consigo realmente me ver sem ela. Hoje eu tenho a ciência de que essa mulher que eu me tornei foi graças a ela, que me ensinou desde muito nova a ser uma mulher de caráter e a ter responsabilidades. E agora, sendo mãe, eu consigo dizer com propriedade que eu aprendi muita coisa com ela”, declarou Keila.
Elionai Pinheiro: o legado que inspira outras famílias
Uma das mães mais queridas de Salvador, Elionai Pinheiro, de 48 anos, compartilha a vida com mais de 400 mil seguidores no Instagram. Com um jeito sincero e acolhedor, ela se tornou uma figura materna para muitas outras pessoas além dos três filhos, os jovens Eliabe, Abner e Keila, que também trabalham com a internet.

Segundo a influencer digital, essa identificação do público ocorreu de forma natural: ‘’Eu já cheguei me mostrando sendo mãe, sendo esposa, mostrando meu dia a dia sem maquiagem, e todos os dias eu ouço aqui na internet de pessoas que falam: ‘como eu queria ter uma mãe como você’, ‘como eu me inspiro em você’, ‘como você melhora o meu dia com os seus conselhos’. Então para mim é uma responsabilidade, mas não é um peso”.
Ao contrário do atual estilo de vida, a situação da família Pinheiro era complicada quando os filhos nasceram. Elionai foi mãe aos 18 anos e se esforçou muito para criá-los diante da inexperiência da idade e das dificuldades financeiras.
“Para mim foi um processo muito delicado, porque eu estava saindo da adolescência, e enfrentar essa jornada não foi fácil, mas foi um presente de Deus também. Eu tive meu primeiro filho aos 18, o segundo aos 23 e, aos 29, eu tive a terceira. Não tenho arrependimento nenhum. Eu acho que eu não seria quem eu sou se não tivesse os meus filhos”, disse ela.
Quem vê Eliabe, Abner e Keila Pinheiro com a vida direcionada e com suas próprias famílias se pergunta o que Elionai fez para ter filhos bem-sucedidos. Sem papas na língua, a blogueira revelou que nunca escondeu a realidade deles e impôs limites em momentos cruciais.
“Hoje vivemos em uma era onde as mães e os pais querem educar com o ‘sim’. Às vezes, o sim é necessário, mas o que educa e o que forja o caráter de um filho é o ‘não’. Então, desde o início, eu sempre criei os meus filhos mostrando a realidade da vida”, disparou.

Mesmo com filhos adultos e voando pelo mundo, Elionai Pinheiro não abre mão de estar próxima e cuidar de cada um deles da maneira que pode: “Filho é para sempre. Enquanto eu estiver viva, eu tenho certeza que eu serei útil na vida dos meus filhos”.
Ela indica que as seguidoras construam uma amizade entre mãe e filho. “Eu acho muito importante a gente ter essa relação de amizade com os filhos, porque o filho cresce, mas não deixa de ser filho nunca, então eu acho que sempre vai precisar do colo da mãe, de um conselho. E eu, como mãe, nunca vou dar um conselho para o mal. O filho que reconhece o valor do conselho de uma mãe nunca vai deixar de ouví-la”, justificou.
Influenciadora baiana conta a experiência de ser avó
Com os filhos criados, Elionai Pinheiro vivencia a oportunidade de ser avó. Ela tem três netos: o pequeno Enrico, de 3 anos, Ayla, de 2 anos, e a bebê Maitê, de apenas 9 dias.

A blogueira não perde a chance de curtir todas as fases dos netinhos. A oportunidade de carregar os filhos dos próprios filhos no colo é vista como um grande presente.
Eu não tenho como agradecer a Deus por essa dádiva de ter me escolhido para ser mãe e avó

“Ser avó é melhor ainda. Minha mãe sempre falava comigo que ser avó é ser mãe duas vezes. Eu estou vivendo essa experiência já há quase 4 anos, que foi quando meus netinhos chegaram na minha vida, e é muito mágico. Agora tendo essa oportunidade de ser avó pela terceira vez é muito incrível”, finalizou.