Uma lanchonete de Aracaju criou um ‘Acarajé Burguer’ e causou um grande bafafá na internet. Vendido pelo preço de R$25, o produto é acompanhado por carne bovina, cebola caramelizada, queijo derretido e catupiry. A mistura do hambúrguer com o acarajé não foi bem aceita pelo público, que achou a junção desrespeitosa.
Para a baiana Adriana Moreira Soares, que vende os tradicionais acarajés há mais de 10 anos em e ficou conhecida como Drika do Acarajé, o Acarajé Burguer é uma “maluquice” e desrespeita diretamente um alimento que é sagrado para as religiões de matriz africanas, além de ser considerado um patrimônio cultural imaterial.
“A culpa na realidade disso tudo é dos evangélicos. Quando os evangélicos começaram a vender acarajé virou essa put@ria, porque eles não respeitam e nem sabem a história. Quando um povo não conhece a sua história, ele está fadado ao fracasso”, disse ela ao Portal MASSA!.
Drika acredita que essas mudanças são feitas por pessoas que estão apagando o sofrimento dos antepassados, a bagagem cultural da Bahia e o verdadeiro significado do acarajé. “Já fizeram acarajé doce, abará pizza, já fizeram acarajé de soja, acarajé rosa por causa da Barbie… Eu não me assunto mais, mas é um desrespeito.”, desabafou a baiana.
Relembre a polêmica do Acarajé da Barbie
Em julho deste ano surgiu uma outra polêmica envolvendo o acarajé. Na época, o filme ‘Barbie’ estava prestes a ser lançado e a empreendedora Drica Cerqueira lançou um acarajé rosa em homenagem à boneca.
A criação de Drica, que vende acarajé no bairro de Paripe e na Orla de Salvador, foi detonada por muitas pessoas e recebeu o repúdio da Associação Nacional das Baianas de Acarajé (ABAM). O Portal Massa! entrou em contato com a coordenadora nacional da ABAM, Rita Santos, no período em que o produto foi lançado e ouviu o pronunciamento dela: “Isso é brincar com a cultura. Com a cultura não se brinca, cultura é coisa séria!”.
A equipe do Portal MASSA! entrou em contato com a empreendedora que criou o Acarajé Burguer e com a ABAM para ouvi-los sobre a nova versão do acarajé, mas não obteve retorno até a publicação desta matéria.
Leia mais:
'Hi, Barbie': Acarajé rosa viraliza na web e divide opiniões
Associação de Baianas critica 'acarajé rosa' e vendedora se defende