
A morte do ícone do reggae mundial, Jimmy Cliff, aos 81 anos, revelou um detalhe desconhecido por grande parte do público: o cantor jamaicano tem uma filha baiana, nascida em Salvador: a atriz e cantora Nabiyah Be, de 33 anos.
A notícia do falecimento do artista foi confirmada nesta segunda-feira (24), em uma nota publicada no perfil oficial do artista no Instagram, assinada por Latifa, sua esposa. Ele morreu após sofrer uma convulsão seguida de pneumonia.
Leia Também:
Tudo sobre a filha baiana de Jimmy Cliff

O que muita gente não sabia é que Jimmy Cliff mantinha uma forte ligação com a Bahia através da filha Nabiyah Be, fruto da relação com a psicóloga brasileira Sônia Gomes. Em recente entrevista ao Grupo A Tarde, ela contou que nasceu no bairro do Canela e passou grande parte da infância em Piatã, ambos em Salvador. Atualmente vivendo no Rio de Janeiro, ela revelou que seus pais se conheceram durante um ritual religioso na Bahia, apresentados pela cantora e hoje ministra da Cultura, Margareth Menezes.
Filha de peixe, peixinha é

Assim como o pai Jimmy Cliff, Nabiyah Be seguiu os caminhos artísticos. Sua trajetória começou no teatro, onde se destacou em montagens experimentais, musicais e imersivas nos Estados Unidos, experiência que abriu portas para grandes produções no cinema e na televisão.
A estreia em Hollywood ocorreu no elenco do blockbuster vencedor do Oscar 'Pantera Negra', interpretando a personagem Linda, parceira do personagem vivido pelo ator Michael B. Jordan. Depois, brilhou na minissérie vencedora do Emmy 'Daisy Jones & The Six', dando vida à pioneira da música disco Simone Jackson.
Além das telas, Nabiyah também constrói carreira na música. Neste ano, lançou seu primeiro álbum, 'O Que o Sol Quer', obra que explora suas raízes e sua ancestralidade, com participações de Lucas Carvalho (Afrocidade) e do produtor e compositor Marcelo Delamare.
