É uma tarefa infeliz para qualquer cineasta produzir uma sequência. Isso se torna algo ainda mais complicado quando o primeiro filme se torna um clássico atemporal. E foi justamente nessa situação que o diretor Ridley Scott se encontrou quando decidiu produzir 'Gladiador 2'.
O primeiro filme havia sido aclamado e concluiu sua história sem nenhuma ponta solta, o que despertou dúvidas sobre essa continuação.
"That rage is your gift."
— IGN (@IGN) July 9, 2024
Watch the brutal new trailer for Gladiator II, starring Paul Mescal, Pedro Pascal, and Denzel Washington. pic.twitter.com/FduUAPYNSD
Entretanto, o diretor mostra que não é um novato e conseguiu entregar um filme tão grandioso quanto seu antecessor. O enredo nos transporta novamente para uma Roma com fome de espetáculo.
Assim como um verdadeiro imperador, o público fica sedento por ver como aquelas histórias vão se desenrolar. De uma forma quase metalinguística, vibramos ao assistir os personagens se digladiando na arena.
E toda essa batalha ganha tons épicos por conta da direção de Ridley Scott. Cada duelo se torna grandioso, de modo que existe uma ansiedade para descobrir qual será o próximo adversário de Lucius (Paul Mescal). O protagonista consegue carregar o legado de Máximus, de modo que a ausência do ator Russell Crowe não diminui em nada a qualidade do longa.
Além da ótima performance de Paul, é preciso destacar a atuação de Denzel Washington. O ator consegue dar vida a um antagonista carismático e sonso, mas que consegue ser imponente e impiedoso quando necessário. Quando está em cena, Denzel rouba os holofotes para si.
O mesmo não pode ser dito de Pedro Pascal, que acaba desempenhando um papel menor do que o esperado na trama.
Um ponto que pode ser criticado é a falta de originalidade nessa nova história. O diretor parece ter tentado replicar exatamente o que fez no primeiro longa. Isso fica nítido na trama principal e em elementos mais específicos, como a dupla de imperadores.
Embora tentem, os vilões não conseguem passar nem metade da imponência que Joaquin Phoenix transmitiu no filme anterior. A sensação que fica é que 'Gladiador 2' é apenas uma versão ainda maior de seu antecessor.
Gladiador 2 consegue ser uma sequência que faz jus ao seu anterior. A produção joga no seguro e não vai muito além do que já conhecemos, dando uma sensação de repetição. Entretanto, o filme continua sendo um espetáculo vibrante até o seu encerramento.
“O maior filme em que já estive”, diz Denzel
Gladiador 2 é uma sequência que promete cair nas graças do público. Mas quem ficou apaixonado pelo filme também foi Denzel Washington, uma das estrelas que compõem o elenco. Em entrevista exclusiva ao portal A Tarde, o ator elogiou o trabalho de Ridley Scott na sequência.
“Este é o maior filme em que já estive e ele é um mestre nesse jogo. Estou encantado de fazer parte disso”, contou. O astro admitiu que estava animado para a sequência desde que foi convidado para participar. “Quando a ligação chegou e era Ridley sobre 'Gladiador 2', eu fiquei tipo: ‘me envie o roteiro’”, relembrou. Ele também elogiou a performance de seus colegas de elenco, principalmente o desempenho de Paul Mescal.
“Eu não sei qual foi o processo deles, eu não estava por dentro das conversas entre ele e o Ridley, mas o Ridley escolheu o garoto certo. E esse garoto, sem dúvida, vai longe”, contou.
*Sob a supervisão do editor Jefferson Domingos