Uma acusação grave de assédio, racismo e LGBTfobia tem circulado nas redes sociais desde a tarde desta quarta-feira (24). A cantora Alanna Sarah, conhecida no meio artístico como A Dama do Pagode, publicou no seu perfil do Instagram vários relatos de mulheres que afirmam terem sido vítimas do empresário baiano Josiel Alves. Dentre as denúncias, a da jovem Dirlane Freitas, conhecida como Lanne. O Portal MASSA! ouviu detalhes das versões da Dama e de Lanne.
A situação que levou à exposição das conversas com Josiel Alves aconteceu, na noite de terça-feira (23), quando Lanne Freitas chegou de um longo dia de trabalho e foi checar as redes sociais. Ela afirma que foi surpreendida com comentários obscenos nas fotos do seu Instagram.
“Ontem eu percebi que ele havia comentado em algumas fotos minhas bastante antigas, coisas obscenas e invasivas. E me incomodei com aquilo”, contou ela ao Portal MASSA!
A jovem ainda acusa Josiel Alves de ter cometido assédio a ela há cerca de dois anos, pela sua conta comercial na plataforma.
“Quando eu fui no perfil e percebi que ele é proprietário de uma loja de Instagram que vivia me mandando mensagens obscenas desde 2021, não era de agora o assédio imoral dele!”, disse ela.
Mas não é só Lanne Freitas que diz que Josiel tem esse tipo de ação. A cantora A Dama, que é amiga de Lanne, teria passado por uma situação parecida com o suposto assediador.
No caso da Dama, Josiel teria contratado a cantora para fazer divulgação da loja dele há alguns anos. Na época, ele teria tentado uma aproximação com a artista, mas ela alega ter se afastado e o caso não teria chegado ao nível de Lanne e das outras mulheres que o acusam.
A Dama do Pagode ainda relatou que Josiel Alves teria pedido que ela divulgasse produtos de graça e, tendo o pedido recusado, passou a difamá-la. Ao ver as conversas do empresário com Lanne circulando no Instagram, ela se lembrou do caso e decidiu apoiar as supostas vítimas.
“Vi a parada da minha amiga, lembrei que era a mesma pessoa e decidi expor. Muitas mulheres ficam com medo de denunciar e eu boto a cara mesmo”, finalizou.
Outras acusações de assédio ameaças, racismo e LGBTfobia
Tanto Lanne Freitas, quanto uma boa parte das mulheres que acusam Josiel Alves por assédio são lésbicas. Em algumas mensagens de supostas conversas com o empresário, é possível ler frases com teor LGBTfóbicos.
“Uma preta linda dessa deixar de sentar numa p%c@ pra ficar roç@ndo b*c&t@ com b*c&t@! Que desperdício, amor”, dizia uma das mensagens.
A moça ainda teria recebido imagens e vídeos de sexo explícito por parte do empresário, e que ele também teria enviado o conteúdo sem autorização da mulher que estava nas imagens.
“Foi ladeira abaixo, ao ponto de me enviar vídeos dele tr@nsando com uma outra pessoa, que é uma mulher vítima dele também, branca, e tentar me menosprezar e me humilhar com isso”, relatou.
Lanne Freitas explicou o que a levou a publicar as mensagens dele no seu perfil. “Eu, enquanto mulher lésbica e comprometida, ter comentários de um homem desconhecido e escr*to nas minha fotos foi como um fósforo na pólvora. Então eu decidi expor ele e falar sobre esses homens que não têm limites e se escondem atrás da tela do celular somente pra nos ridicularizar e assediar mesmo, que assim como fazem no nosso dia a dia”, explicou ela.
A jovem afirmou que irá denunciar Josiel Alves e incentiva as outras mulheres que estão acusando o empresário baiano a fazer o mesmo. “Já estou em contato com alguns advogados pra que eu possa tomar a melhor decisão e da melhor maneira para todas”, concluiu.
O Portal MASSA! tentou entrar em contato com Josiel Alves, porém não obteve retorno até a finalização desta matéria. Nas redes sociais, o empresário não se pronunciou diretamente sobre o assunto e fez um post irônico, onde agradeceu pela repercussão das acusações e exposição das conversas. “Grato pela mídia”, publicou ele.