
Influenciadores digitais baianos estão usando a visibilidade que conquistaram nas redes sociais para conversar com os seguidores sobre a importância de dar continuidade aos estudos e se profissionalizar.
Como a principal forma de cursar o ensino superior no Brasil é fazendo o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), já que a pontuação dos candidatos pode ser usada para programas do Governo Federal, como o SISU, Prouni e FIES, os blogueiros estão batendo nessa tecla para incentivar o público a fazer a avaliação.
Leia Também:
Natural de Canavieiras, no interior da Bahia, o blogueiro Ivan Mesquita fez o Enem antes mesmo das provas serem aplicadas em todo o país. Na época de aluno, ele precisava viajar ao lado dos colegas da escola e dos professores para prestar o vestibular em uma cidade vizinha. Assim como muitos seguidores, ele acredita no poder dos estudos.
“É uma memória que eu tenho muito grande de meus amigos. Na minha cidade não tinha prova, então a gente viajava para outros lugares para fazer. Era um mutirão, os professores iam apoiando também. É uma fase muito marcante [...], e tive bons resultados, principalmente nas duas primeiras que fiz”, contou ele em entrevista ao Portal MASSA!.

Ivan Mesquita, que já acumula mais de 900 mil seguidores no Instagram, ainda aconselhou os candidatos de 2025: “O Enem é muito importante porque a chance que o jovem tem é de mudar de vida, né? [...] Então é abraçar essa chance, estudar, focar o ano todo, no final dar aquela revisão para refrescar a cuca e fazer a prova para obter bons resultados e assim ingressar na universidade".
Os estudos também ajudam quem vive da internet ou do empreendedorismo

Quem vê o sucesso dos influenciadores e suas conquistas de bens materiais pensa que trabalhar com a web não precisa de profissionalização e estudos. Um dos casais mais queridos pelos baianos, Erika Marques e Julio Cesar Honotorio, pensam em fazer faculdade para melhorarem o desempenho como blogueiros e empreendedores.
O casal optou por seguir a produção de conteúdos para as redes sociais enquanto estavam conseguindo visibilidade, mas desejam que os filhos tenham as oportunidades que eles não tiveram. Julio e Erika são pais dos pequenos Ana Flor e Samuel.
“Eu até me inscrevi um tempo atrás no Enem, mas não consegui seguir adiante, porque eu queria mais sair da realidade onde eu estava, eu queria focar mais no canal do YouTube. Mas eu quero que meus filhos estudem”, contou a blogueira.

A influencer abriu o coração e falou que sente necessidade de se capacitar para administrar melhor tudo o que conquistou ao lado do companheiro. “Eu penso em fazer uma faculdade, porque eu tenho condição agora. Não adianta só pensar em dinheiro, né? A gente tem que buscar também conhecimento. É importante, porque às vezes a gente fecha algum trabalho, mas não tem muito conhecimento, e como a gente é empresário, temos que buscar algo a mais para o nosso negócio”, revelou.
Julio concordou com Erika e indicou que os estudantes participassem de aulões gratuitos para se prepararem para a prova: “É muito bom que eles tenham uma instrução a mais, que esses eventos aconteçam, para eles já irem preparados para fazer a prova”.
Esquerdomacho brinca sobre vida de universitário e acalma calouros

O jovem Dante Emmanuel, que ficou conhecido na internet como Esquerdomacho, entrou no personagem e fez uma brincadeira sobre a vida de universitário. “Entrar na universidade, viver uma universidade, não tem coisa melhor”, declarou.
Muito mais que carregar uma ecobag pelo campus, participar de calouradas e fazer rolês culturais, se tornar um estudante de faculdade é a oportunidade de mudar de vida e realizar sonhos através do conhecimento. Em conversa com o MASSA!, Dante contou sobre a própria experiência com o Enem e deu a dica de descansar entre as datas de aplicação de prova para a galera que irá fazê-la nos dois próximos fins de semana.
“Eu tava muito nervoso antes da prova, mas quando chegou, poxa… Na segunda-feira eu descansei, aí na prova no final de semana seguinte foi muito mais tranquilo, o nervosismo pré-primeiro dia de prova é normal”, relembrou.
Ruivo Baiano reforça o potencial dos jovens estudantes

O influencer soteropolitano Marcelinho, conhecido como Ruivo Baiano, falou da época em que fez faculdade e o Enem ainda estava começando a se popularizar. “Eu fiz Enem, mas eu sou velho, gente! Eu acho que logo quando eu fiz faculdade, inicialmente não tinha Enem ainda, estava começando a ter, mas aí depois eu cheguei a fazer uma vez”, disse.
Ruivo Baiano reforçou o potencial que os jovens estudantes têm e os parabenizou pelo foco. “Eu acho que o único caminho da gente sair de onde a gente está é estudando. Eventos como o Prepara Enem, preparando os estudantes para fazer a prova, é mostrar que eles estão dispostos a fazer mudanças nas suas próprias vidas e a realizar seus sonhos”, finalizou.
