
O empresário Marcelo de Carvalho, um dos donos da RedeTV!, foi acusado de racismo e xenofobia depois de fazer uma publicação polêmica nas redes sociais. Tudo começou na noite de segunda-feira (14), quando ele usou o termo “obviamente sujeito de aparência africana” para se referir a um bandido e deu a entender que o ladrão estaria cometendo o crime por ser imigrante.
Leia Também:
Na postagem feita no X (antigo Twitter), Marcelo de Carvalho falava sobre o irmão do filho mais velho dele ter sido vítima de um roubo em Barcelona, na Espanha. O relato dele viralizou na internet e causou revolta.
"O irmão do meu filho mais velho acaba de ser assaltado em Barcelona. Obviamente um sujeito de aparência africana, dos milhões que a Europa deixou entrar, deu uma trombada nele, arrancou o celular e saiu correndo. Ao invés de salvar os muçulmanos africanos, vão acabar com a Europa", disparou.
A fala do dono da RedeTV! pegou super mal e ele começou a ser chamado de preconceituoso pelos internautas. Com a repercussão do caso, ele tentou se justificar.
“É um sujeito de aparência africana. Poderia ser de aparência japonesa. Poderia ser de aparência eslava, poderia ser de aparência viking. Eita saco de gente chata”, escreveu.

Ele não demonstrou arrependimento pela fala e compartilhou um vídeo onde uma advogada holandesa, que é publicamente defensora da extrema-direita, reclama da imigração e defende a população branca nativa da Europa. Ele concordou com a opinião dela.
"Para quem me pergunta do ‘obviamente’ , ou porque não está a par da realidade ou porque quer lacrar. Favor assistir. Não retiro. Sou descendente de imigrantes. Adoraria se eles, como nossos antepassados, migrassem e quisessem construir, prosperar, se integrar. Não querem. Querem viver em comunidades, ditar seus próprios costumes, e sim, roubar, molestar”, acusou.
ASSISTA: Para quem me pergunta do “obviamente” , ou porque não está a par da realidade ou porque quer lacrar. Favor assistir. Não retiro. Sou descente de imigrantes. Adoraria se eles, como nossos antepassados migrassem e quisessem construir, prosperar, se integrar. Não querem.… https://t.co/j37zAKe2Z9
— Marcelo de Carvalho (@MarceloCRedeTV) July 14, 2025