29º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Entretenimento

Potência Negra! - 20/11/2024, 15:00 - Vinicius Viana - Atualizado em 20/11/2024, 15:44

De Itaparica para o mundo: jovem negro se torna modelo internacional

Em entrevista exclusiva, Ícaro Bomfim revela detalhes de sua história inspiradora no Dia da Consciência Negra

Modelo internacional Ícaro Bomfim
Modelo internacional Ícaro Bomfim |  Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal

No Dia da Consciência Negra, comemorado nesta quarta-feira (20), histórias de superação e representatividade ganham ainda mais destaque. Um exemplo inspirador é Ícaro Bomfim, modelo internacional que, criado na Ilha de Itaparica, na Bahia, conquistou as passarelas do mundo. Aos 27 anos, o jovem, natural de Salvador, é a prova de como educação, garra e talento podem romper barreiras e abrir caminhos para novos horizontes.

O início no mundo da moda

Modelo Ícaro Bomfim
Modelo Ícaro Bomfim | Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal

A trajetória de Ícaro Bomfim na moda começou de forma inesperada durante a pandemia da Covid-19. “Eu comecei em janeiro de 2020, quando Thiago Staudht viu umas fotos minhas de um torneio de vôlei e me chamou para modelar em São Paulo”, relembrou em entrevista exclusiva ao Portal MASSA!. Essa oportunidade foi o ponto de partida para uma transformação que mudaria sua vida e a de sua família.

O grande divisor de águas na vida do modelo foi justamente a decisão de deixar o curso de Engenharia Civil, no nono semestre, em uma faculdade particular de Salvador, e a Bahia, para investir no sonho de ser modelo. Ele conta que foi um momento desafiador, mas necessário. “Deixar a faculdade, a Bahia e minha família para arriscar tudo em São Paulo e depois no cenário internacional foi o que mudou completamente o rumo da minha história”, contou.

Orgulho do menino de Itaparica

Ícaro Bomfim na Ilha de Itaparica
Ícaro Bomfim na Ilha de Itaparica | Foto: Reprodução/Instagram Ícaro Bomfim

Olhar para trás e enxergar o menino que cresceu ajudando a avó a vender geladinho, pescando com os tios, lavando roupas de ganho com a mãe e trabalhando em diversas áreas para complementar a renda familiar, enche Ícaro de orgulho. “Tenho muito orgulho daquela cara que, desde aquela realidade, fez tudo da melhor forma. Sempre fiz as coisas com garra e atenção, seja panfletando em sinaleiras ou dançando vestido de Homem-Aranha em loja de sapato”.

A família como base de apoio

Ícaro, a mãe (Ivanildes) e o irmão Isaac Bomfim
Ícaro, a mãe (Ivanildes) e o irmão Isaac Bomfim | Foto: Reprodução/Instagram Ícaro Bomfim

A família sempre foi a base de Ícaro, que revela como seus parentes foram importantes em cada passo de sua trajetória. “Sempre me apoiei em minhas escolhas, até quando deixei a faculdade de Engenharia Civil me formar e arrisquei tudo em São Paulo. Hoje, me motivam, pois sempre quero oferecer o melhor para eles”, contou.

Ele ainda pontua que a motivação e a força para superar os desafios vem do aprendizado que teve com as mulheres de sua vida: sua mãe e sua avó. “Para mim, não é assim como algo diferente, é algo que aprendi vendo minha mãe e minha avó. Era a única opção que existia; menos que isso iria desapontá-las. Quanto a ser referência, é uma grande responsabilidade, que sempre busco honrar trazer o melhor de mim”, afirmou.

Representatividade negra na moda

Ícaro Bomfim é uma das representatividades negras no mundo da moda
Ícaro Bomfim é uma das representatividades negras no mundo da moda | Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal

Como homem negro, Ícaro Bomfim reconhece os avanços na representatividade negra na moda, mas sabe que ainda há muito a ser feito. “Se compararmos como era antes, a realidade é outra. Podemos notar um grande avanço graças aos modelos mais antigos que abriram as portas e à nova geração que tem se dedicado bastante para abrir mais espaço. Entretanto, ainda pode melhorar”, ressalta.

Mensagem para os jovens negros

Para os jovens negros que sonham em seguir seus passos, Ícaro Bomfim deixa uma mensagem inspiradora: “Se cerquem de pessoas que sonhem junto e te incentivem. Estudem muito, busquem referências negras, se reconheçam como potências e, claro, não deixem de ajudar e incentivar o próximo. Tem sempre alguém se inspirando na gente. No mais, mostrem a beleza, o sorrisão e a força que carregamos na nossa história".

Ao longo de sua carreira, Ícaro Bomfim trabalhou com marcas renomadas como Olympikus, Natura, C&A, Track&Field, Nivea, O Boticário, Reserva e Puma. Seu trabalho também o levou a conhecer o mundo, com passagens por países como África do Sul, Alemanha, Espanha, Escócia, Inglaterra, Portugal, Ilhas Canárias, Itália e Holanda.

exclamção leia também