26º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Entretenimento

Maus lençóis - 26/06/2024, 19:33 - Da Redação

Consumidor da 'verdinha', Gilberto Gil já foi preso com 'baseado'

Fato ocorreu em 1976, durante turnê com Os Doces Bárbaros

"Eu não sabia que era crime fumar maconha", disse Gil à Revista Fatos e Fotos
"Eu não sabia que era crime fumar maconha", disse Gil à Revista Fatos e Fotos |  Foto: Reprodução/Revista Fatos e Fotos

Um dos grandes nomes da música brasileira, Gilberto Gil, que completou 82 anos nesta quarta-feira (26), foi preso em 1976 por portar um cigarro de maconha.

O cantor estava em turnê com Os Doces Bárbaros, banda formada por ele, Caetano Veloso, Gal Costa e Maria Betânia.

Na época, Gil e o baterista da grupo, Chiquinho, estavam com um "baseado" e uma pequena porção da droga. Eles foram presos em flagrante, em um quarto de hotel, no Rio Grande do Sul, e encaminhados para a delegacia.

Leia também

Além da maconha, descubra o que mais Gilberto Gil experimentou!

Julgado e condenado a um ano de prisão, Gil precisou escolher entre a sentença de traficante ou a condição de viciado, pois na época não havia a figura do "usuário" na legislação.

Orientado por um advogado, o artista se declarou viciado, sendo condenado a um ano de internação em hospital psiquiátrico. Segundo relatos, ele ficou cerca de um mês internado.

O julgamento de Gilberto Gil e os desdobramentos do acontecido estão registrados no documentário "Doces Bárbaros", dirigido por Jom Tob Azulay e lançado em 1976.

Descriminalização do porte de maconha

Os bastidores da vida de Gilberto Gil vieram à tona na mesma semana em que o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu descriminalizar o porte de maconha para uso pessoal.

O julgamento sobre o tema foi retomado nesta quarta-feira (26). Os ministros do Supremo definiram o limite de 40 gramas da 'verdinha' para a diferenciação entre usuário e traficante

exclamção leia também