Muita gente que assistiu ao 'Criança Esperança', na noite desta segunda-feira (7), estava aguardando a participação de Renato Aragão, o eterno Didi. O humorista foi um dos idealizadores do projeto com os Trapalhões e a Unesco, órgão ligado à Organização das Nações Unidas (ONU). Mas Aragão não deu as caras.
Leia mais:
Viu bicho? Mara Maravilha debocha de Xuxa, Angélica e Eliana
Ivete surpreende Preta Gil e homenageia Gal em dueto: "Obrigada irmã"
Angélica, Eliana e Xuxa quebram web durante o "Criança Esperança"
Quem ficou responsável por comandar o programa foi a dupla Marcos Mion e Ivete Sangalo. Um dos pontos alto da noite foi a participação do trio Angélica, Eliana e Xuxa, - juntas em um palco pela primeira vez - além de Preta Gil (que cantou com Ivete) e Ana Castela. Mesmo com tudo isso e um pouco mais, a ausência de Renato Aragão não passou despercebida.
Apesar de não ter sido o primeiro ano sem o apresentador original, o público repercutiu bastante a falta dele na web. Nas redes sociais, o nome de Aragão foi parar nos assuntos mais comentados, com diversas críticas sobre sua ausência.
"Cadê ele, pessoal? Após 44 anos na emissora, Renato Aragão saiu da Globo em 2020. O humorista também era um dos embaixadores e principais 'rostos' do Criança Esperança, do qual foi um dos fundadores (o programa surgiu graças ao especial 20 Anos Trapalhões - Criança Esperança)", publicou uma internauta.
Cadê ele Pessoal? 😰
— Princesa da Ju 🌵🇨🇵 | fan account (@jusadv1) August 8, 2023
Após 44 anos na emissora, Renato Aragão saiu da Globo em 2020. O humorista também era um dos embaixadores e principais 'rostos' do Criança Esperança, do qual foi um dos fundadores (o programa surgiu graças ao especial 20 Anos Trapalhões - Criança Esperança). pic.twitter.com/LmVpysgXbr
Outra usuária pontuou que o humorista deveria estar no programa, nem que fosse uma participação curta: "Sabe o que faltou nesse criança esperança? Faltou Renato Aragão, criador dessa campanha beneficente. Se tivessem colocado o Didi, nem que fosse só pra encerrar, teria sido o fest show perfeito".
sabe o que faltou nesse criança esperança? faltou DOUTOR RENATO ARAGÃO criador dessa campanha beneficente
— égua reneigh na reny tour 🪩 (@amanteobscena) August 8, 2023
se tivessem colocado o didi nem que fosse so pra encerrar teria sido o fest show perfeito #CriançaEsperança pic.twitter.com/VR6M2HimCV
Renato Aragão deixou a Globo em 2020, após 44 anos de contrato. Ele trabalhava na emissora quando o 'Criança Esperança' foi idealizado e exibido pela primeira vez, no ano de 1986. A estreia ocorreu no especial de comemoração de 20 anos da série 'Os Trapalhões' e continuou acontecendo todos os anos.
Um ano antes da estreia, o humorista propôs um programa para ajudar nas secas do Nordeste. O 'SOS Nordeste' foi criado e acabou sendo o primeiro passo do Criança Esperança. Desde que saiu da emissora, o ator não aparece no especial.
Perda de espaço no programa
Renato Aragão era o apresentador titular do programa desde 1986, mas isso mudou em 2012 quando foi retirado da função. Desde então, a Globo promove um rodízio de apresentadores e já colocou nomes como Maju Coutinho, Lázaro Ramos, Dira Paes, Iza e Tadeu Schmidt.
Assim que deixou a apresentação do programa, o humorista ainda seguiu fazendo participações especiais até 2019, quando ele fez um pronunciamento em favor da formação dos jovens brasileiros: "Há 34 anos, todos os anos, eu falo que um país sério só vai para frente com educação", disse.
Porém, nas últimas quatro edições, entre 2020 e 2023, ele não foi mais convidado. Isso pelo fato do humorista ter tido seu vínculo oficialmente encerrado com a Globo. Na época em que deixou o canal, ele falou sobre o legado que deixou em entrevista.
"Criei o 'Criança Esperança', que também foi uma maravilha. Depois a 'Turma do Didi' (1998-2010). Fiz muita coisa, tive muita alegria na TV Globo, não tenho nada de ruim para falar. Estou muito feliz com ela. Nós chegamos a um acordo. Continuo trabalhando na Globo por projetos pontuais e faço projetos em outras plataformas. É a oportunidade de fazer também em outro lugar", declarou ele para o UOL.