26º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Entretenimento

Entrevista - 10/04/2025, 08:00 - Artur Soares - Atualizado em 11/04/2025, 09:18

Atriz de 'Sintonia', Júlia Yamaguchi comenta o fim da série e novos passos na carreira

Conheça a trajetória da atriz que encantou o Brasil como Scheyla e que agora busca novos desafios

Imagem ilustrativa da imagem

Ao longo de 5 temporadas, a série Sintonia se consagrou como um grande sucesso entre o público brasileiro. Apesar de ter encerrado no início de 2025, a produção serviu como uma oportunidade de revelar talentos promissores. Esse é o caso de Júlia Yamaguchi, responsável por interpretar Scheyla. Mesmo tendo ganhado mais destaque após Sintonia, a relação de Júlia com a atuação começou ainda jovem.

“No colegial, ganhei um prêmio como melhor atriz na peça de conclusão de curso, então sabia que atuar era latente em mim, onde eu colocava minha atenção máxima”, contou em entrevista ao MASSA!.

Leia Também:

Apesar de descobrir sua vocação ainda cedo, seus pais pediram para que ela seguisse um caminho mais “seguro”. Por conta disso, Júlia cursou Comunicação e começou a trabalhar no mundo corporativo. Sua vida era estável, mas o sonho de começar uma carreira artística não saía de sua cabeça.

Pensando em seguir a carreira que sempre desejou, ela se inscreveu em uma escola de teatro profissionalizante. Fez seu primeiro papel no teatro em 2010, no espetáculo Ainda Lembro.

Em 2013, teve uma rápida experiência com dublagem na animação Uma História de Amor e Fúria. “Quando atuamos em frente às câmeras, temos diversos recursos, como voz, expressão corporal e facial. Na dublagem, apesar de não envolver as câmeras, temos como único instrumento a interpretação na voz para dar vida ao personagem. Foi uma experiência totalmente diferente do que já tinha vivido”, contou.

Em 2019, ela conseguiu entrar para o elenco de Sintonia, papel responsável por dar uma grande virada em sua carreira. Inicialmente, a personagem não tinha grande destaque, mas isso foi mudando com o tempo. “No início entendi que meu tempo de tela era pequeno, mas carregava uma profundidade muito importante. Me empenhei desde o início e ela foi ganhando espaço na trama”, afirmou.

Imagem ilustrativa da imagem Atriz de 'Sintonia', Júlia Yamaguchi comenta o fim da série e novos passos na carreira
Foto: Thalles Leamari / Divulgação

O cinema brasileiro vive atualmente um momento de alta. O desempenho de Ainda Estou Aqui não apenas reacendeu o interesse do público no cinema nacional, como também serviu como gás para quem está tentando viver de teatro. “Ver a Fernanda Torres com quase 60 anos ser indicada a um Oscar é admirável e estimulante. Os sonhos não envelhecem, não é?! Me sinto disposta para continuar trabalhando cada vez mais e em novos desafios”, apontou.

Após o fim da série, Julia pretende buscar novos desafios. Apesar de não poder revelar mais detalhes, ela garante que já tem um trabalho engatilhado para 2025. “Estou muito feliz com o encerramento de Sintonia e estou vivendo isso por enquanto. Também confesso que já estou me preparando para um novo desafio na minha carreira, mas que ainda não posso dar detalhes, mas tenho certeza que o público que me segue e se identificou comigo de uma forma ou de outra irá curtir bastante essa novidade”, revelou.

Opiniões sobre o desfecho de Sintonia

Os finais de série normalmente costumam ser tópicos bem sensíveis. A expectativa é grande para o desfecho e muita gente acaba se decepcionando, seja por um casal que não deu certo, um personagem que morreu ou um arco que ficou inacabado. Júlia revela que algumas pessoas não gostaram do final de sua personagem. Na trama, Scheyla decide não fugir com seu grande amor, Nando, o que não agradou alguns fãs.

“Foi um desfecho bastante polêmico. Algumas pessoas até me param na rua e falam ‘Por que você não foi com o Nando?’ e acho engraçado. A relação desse casal passa por muitas dificuldades durante a série, mas em todos os cenários ela decidia por enfrentar e seguir ao lado dele pela ideia e pelo sonho que criou de construir uma família.”, contou a atriz.

Apesar de se divertir com quem não gostou do final, a atriz defende que a decisão de Scheyla foi algo condizente com o resto da história. O desfecho também simboliza um amadurecimento da personagem, que mudou completamente ao longo das 5 temporadas.

“Desde a primeira temporada temos o registro dela pedindo que ele priorizasse a ela e os filhos em detrimento da ‘família do crime’, promessa que ele não cumpriu. Enquanto isso, ela se reergueu profissionalmente, reergueu sua família após sair do cárcere e apoiou seu marido enquanto ele estava preso. Então quando ela decide por não ir, é também porque escolheu não abrir mão de si mesma”, defendeu.

Mas não é apenas Scheyla que cresceu conforme a história avançou. Julia afirma que a experiência de viver a personagem foi transformadora para ela como atriz. “Cresci e amadureci como atriz e sou grata a essa personagem que, por meio desse projeto, trouxe mais força para o meu sonho de atuar enquanto emprestei meu corpo e alma para trazer vida a ela”

Para a atriz, um dos motivos para o grande sucesso da série e de sua personagem é a forma como ambas refletem a realidade. Não é difícil encontrar pessoas que se identifiquem com o que Scheyla viveu na trama. “Recebo muitas mensagens nas redes sociais de mulheres falando ‘foi a primeira vez que vi na televisão o que eu vivi’. É muito gratificante ouvir das pessoas nas ruas e nas redes sociais que elas se viram nesses personagens”, garantiu.

Um novo caminho no esporte?

Além de atuação, outra grande paixão de Júlia é o esporte. A prática de atividade física surgiu em sua vida na adolescência, como uma forma de melhorar sua saúde psicológica. Desde então, ela divide seu tempo entre a atuação e o esporte. “Terapia também é ótimo, mas recomendo para todo mundo que faça exercício físico, que se conecte com o seu corpo de alguma forma, entendendo os avanços e os limites. Infelizmente temos esse mundo fitness muito ligado à estética e à perfeição, mas, na verdade, não faço atividade física para isso, me exercito para cuidar da minha cabeça”, aconselhou.

Ela admite que, caso não fosse atriz, poderia se aventurar como atleta profissional. Apesar disso, ela garante que atualmente não pensa na atividade física como um futuro trabalho.

“O difícil seria escolher qual esporte. Na minha rotina faço diferentes atividades como natação, luta, yoga e corrida, e a cada dia sinto um estímulo diferente para não enjoar. Mas, honestamente? É um hobby”, pontuou.

Apesar de não conseguir escolher entre as duas coisas, Julia argumenta que sua vida como atleta complementa sua faceta como atriz. “Carrego a frase de que o ator é um atleta do coração. Precisamos estar com o corpo e a mente prontos para atuar. Por isso, a prática de exercício físico está muito presente em minha rotina e me ajuda a manter minha saúde mental e física”.

exclamção leia também