26º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Entretenimento

Merecido? - 18/11/2025, 21:15 - Da Redação

Atriz da Globo recebe título de Cidadã Soteropolitana na Câmara

Vereadora Aladilce Souza foi a propositora da homenagem

Zezé Motta é Cidadã Soteropolitana
Zezé Motta é Cidadã Soteropolitana |  Foto: Reginaldo Ipê/CMS

Recebida com os tambores do Olodum, a atriz Zezé Motta recebeu o título de Cidadã Soteropolitana, na manhã desta terça-feira (18), em sessão solene na Câmara Municipal de Salvador. A vereadora Aladilce Souza (PCdoB) foi a propositora da honraria.

Leia Também:

Com histórico de contribuição à cultura baiana, sendo parceira dos blocos carnavalescos Olodum -como madrinha- e Filhas da Gandhy, a artista foi celebrada com a presença da deputada estadual Olívia Santana (PCdoB), do Secretário de Cultura da Bahia (SecultBA), Bruno Monteiro, e do ativista cultural Clarindo Silva, lenda do Centro Histórico de Salvador.

Políticos e artistas prestigiaram Zezé Motta
Políticos e artistas prestigiaram Zezé Motta | Foto: Reginaldo Ipê/CMS

Que honra receber Zezé Motta na casa do povo de Salvador. Nossa cidade ganha mais uma filha, uma irmã, uma companheira. É uma alegria imensa tê-la como conterrânea e essa cidade se orgulha em ter Zezé como a mais nova cidadã soteropolitana”, destaca a vereadora Aladilce.

Atriz Zezé Motta e a vereadora Aladilce Souza
Atriz Zezé Motta e a vereadora Aladilce Souza | Foto: Reginaldo Ipê/CMS

História de peso

Natural de Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro, Zezé superou a infância e adolescência difícil e conseguiu alçar voos altos por meio da arte. Iniciou sua carreira se divindo entre a atuação e a música, além de militar no Movimento Negro Unificado (MNU).

Imagem ilustrativa da imagem Atriz da Globo recebe título de Cidadã Soteropolitana na Câmara
Foto: Reginaldo Ipê/CMS

Chegou à TV em 1968 e atuou em diversas obras de peso. Em 1996 ficou com a personagem Maria da Silva, sendo a mãe da protagonista na novela "Xica da Silva". Zezé também trabalho no teatro e no cinema.

exclamção leia também