
Recebida com os tambores do Olodum, a atriz Zezé Motta recebeu o título de Cidadã Soteropolitana, na manhã desta terça-feira (18), em sessão solene na Câmara Municipal de Salvador. A vereadora Aladilce Souza (PCdoB) foi a propositora da honraria.
Leia Também:
Com histórico de contribuição à cultura baiana, sendo parceira dos blocos carnavalescos Olodum -como madrinha- e Filhas da Gandhy, a artista foi celebrada com a presença da deputada estadual Olívia Santana (PCdoB), do Secretário de Cultura da Bahia (SecultBA), Bruno Monteiro, e do ativista cultural Clarindo Silva, lenda do Centro Histórico de Salvador.

“Que honra receber Zezé Motta na casa do povo de Salvador. Nossa cidade ganha mais uma filha, uma irmã, uma companheira. É uma alegria imensa tê-la como conterrânea e essa cidade se orgulha em ter Zezé como a mais nova cidadã soteropolitana”, destaca a vereadora Aladilce.

História de peso
Natural de Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro, Zezé superou a infância e adolescência difícil e conseguiu alçar voos altos por meio da arte. Iniciou sua carreira se divindo entre a atuação e a música, além de militar no Movimento Negro Unificado (MNU).

Chegou à TV em 1968 e atuou em diversas obras de peso. Em 1996 ficou com a personagem Maria da Silva, sendo a mãe da protagonista na novela "Xica da Silva". Zezé também trabalho no teatro e no cinema.
