23º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Sabendo Com Vini

Olha o bafafá! - 18/07/2025, 10:30 - Vinicius Viana - Atualizado em 18/07/2025, 11:02

Liana Cardoso: descubra por onde anda a repórter do ‘Bafafá’

Repórter relembra os bastidores do quadro que fez sucesso na Bahia

Liana Cardoso, repórter do ‘Bafafá’
Liana Cardoso, repórter do ‘Bafafá’ |  Foto: Olga Leiria / Ag. A TARDE

O ano era 2009 e, no horário do almoço, as famílias baianas tinham um compromisso inadiável com a televisão. Era hora de acompanhar o ‘Bafafá’, o quadro mais popular da Bahia, exibido no extinto programa Se Liga Bocão, na TV Itapoan, atual Record Bahia. As brigas entre vizinhos, as denúncias inusitadas, e a presença carismática da repórter Liana Cardoso transformaram o quadro em um verdadeiro fenômeno de audiência e enredo de música de pagode.

Após onze anos do término do quadro, em entrevista exclusiva à coluna Sabendo com Vini, do Portal MASSA!, Liana Cardoso relembrou os bastidores do quadro ‘Bafafá’, contou onde está atualmente e explicou por que o quadro chegou ao fim de forma tão inesperada.

Aspas

Nem eu sei te responder por que acabou. A Record tem uma estratégia de mudanças de direção e linha. Houve mudanças internas. Da mesma forma que surgiu, naturalmente acabou. Nunca pensei em registrar o nome ‘Bafafá’, nunca usei essa fama para pretensões políticas. Mas eu não sei dizer por que o ‘Bafafá’ acabou. Eu não tenho nem resposta para te dizer por que fui demitida. Chegou um dia e disseram: ‘Não dá mais, a partir de hoje você não trabalha mais aqui’. Existe motivo? Deve existir, mas não me informaram o porquê”

Liana Cardoso

Alívio em meio à programação violenta

Liana Cardoso acredita que o sucesso do ‘Bafafá’ se deve ao fato de o quadro oferecer um momento de respiro aos telespectadores, em meio às notícias sensacionalistas e aos programas policialescos da televisão baiana.

“O programa Se Liga Bocão, como a maioria dos programas, tinha muita (notícia) violenta e matéria policial. E o ‘Bafafá’ era um momento em que as pessoas conseguiam relaxar e se divertir. Então, era uma forma de aliviar essa tensão de programas sensacionalistas”, afirmou.

Leia Também:

O surgimento do nome e do quadro ‘Bafafá’

Liana Cardoso em um dos episódios do quadro  ‘Bafafá’
Liana Cardoso em um dos episódios do quadro ‘Bafafá’ | Foto: Olga Leiria / Ag. A TARDE

A jornalista contou que o nome ‘Bafafá’ surgiu de maneira espontânea no momento em que dois vizinhos brigavam durante uma reportagem. “Eu liguei para o Zé Eduardo e disse: ‘Está rolando um bafafá aqui’. Foi a primeira vez que o nome apareceu. Ele então transformou isso em quadro”.

Nada era armado, tudo era real

Liana Cardoso garante que tudo o que era mostrado no quadro ‘Bafafá’ era real. Segundo ela, o conteúdo não era roteirizado, nem encenado, como muitos chegaram a supor na época.

“Eram casos reais, mas muita gente achava que inventávamos os casos. As pessoas ligavam para a Record, enviavam cartas e até iam até a porta da emissora para fazer denúncias. Muitas vezes quem fazia a denúncia não tinha razão. Eu descobria que a outra pessoa (envolvida) tinha razão, porque a história era outra”, lembra Liana Cardoso.

Solidariedade em meio à confusão

Além do entretenimento, o ‘Bafafá’ também teve um papel social. Liana Cardoso relembra o caso de dona Cenildes, que foi encontrada embriagada em uma manhã durante uma reportagem e acabou recebendo ajuda do programa.

“Fui fazer uma matéria de uma briga de vizinhos na Boca do Rio e encontrei ela completamente embriagada às 9h da manhã. Ficou engraçado porque ela dançou 'olha o bafafá', só que percebemos que era alcoolismo e passamos a ajudar. Fizemos uma campanha para comprar um carrinho de cachorro-quente, a levamos para um centro de recuperação e ainda ajudamos a recuperar a casa dela, que tinha pegado fogo. O intuito era brincadeira, mas teve o lado social. Muitos desses bafafás acabaram em ajuda”.

O ‘Bafafá’ com Liana Cardoso pode voltar a ser exibido na TV?

Apesar da saudade do público, Liana Cardoso afirma que não tem coragem de retomar com o quadro ‘Bafafá’ nos mesmos moldes devido à insegurança em muitos bairros.

“Naquela época, os bandidos respeitavam a polícia. Quando eles viam que era o Bafafá, os olheiros diziam: ‘Ela pode entrar’. Hoje, não tenho coragem. Entrávamos nos bairros sem polícia; eu, o motorista, o cinegrafista e Deus. O povo respeitava e gostava, e nunca tive problemas de violência, a não ser com cachorro, que eu morria de medo, e algum personagem que se alterava um pouco, mas nada grave”.

‘Bafafá’ com Liana Cardoso foi citado no BBB

Mesmo com o fim do ‘Bafafá’ em 2014, após cinco anos no ar, Liana Cardoso diz que o quadro continua presente na memória dos baianos e chegou a ser citado no Big Brother Brasil 25. Ela se diverte ao ver os internautas revivendo esse momento especial de sua carreira e sente o carinho das pessoas sempre que está nas ruas.

“A maioria das pessoas diz que me conhece, cantam a música, perguntam onde estou. Ficou na memória, e isso antes das redes sociais, numa época em que o povo assistia TV no horário do almoço”, relatou.

Por onde a repórter do ‘Bafafá’?

Liana Cardosa é apresentadora na TV Câmara
Liana Cardosa é apresentadora na TV Câmara | Foto: Olga Leiria / Ag. A TARDE

Após a saída da Record Bahia, Liana Cardoso, encontrou novo espaço na TV e Rádio Câmara de Salvador, onde trabalha há 11 anos. Apesar da emissora ser institucional, ela mantém um programa cultural e tem liberdade para entrevistar quem ela quiser. “Aqui tenho liberdade para trabalhar e entrevistar quem eu quiser, seja famoso ou anônimo. Não tem tanta cobrança como na TV aberta, e o ambiente é mais tranquilo”, explica.

Assista a entrevista

exclamção leia também