Durante exames de rotina, a cantora Preta Gil, de 50 anos, que havia se curado de um câncer no intestino, recebeu a triste notícia de que a doença reapareceu em outras partes do corpo.
A filha do cantor Gilberto Gil explicou nas redes sociais que os exames identificaram a presença de células cancerosas em quatro locais distintos: em 2 linfonodos, uma metástase no peritônio e uma lesão no ureter. Veja o que isso significa:
Leia também Preta Gil explica o real motivo de não engatar namoro com O Kannalha
Linfonodos
São pequenas glândulas que fazem parte do sistema linfático, responsável por ajudar a combater infecções e doenças. O câncer foi identificado em 2 linfonodos. Isso significa que as células cancerosas se espalharam para esses linfonodos.
Metástase no Peritônio
O peritônio é uma membrana que reveste a cavidade abdominal e cobre a maioria dos órgãos abdominais. Uma metástase no peritônio significa que o câncer se espalhou para essa área, indicando que a doença se disseminou além do local original.
Lesão no Ureter
O ureter é um tubo que transporta a urina dos rins para a bexiga. Uma lesão no ureter causada pelo câncer pode interferir na função normal desse órgão, podendo causar obstruções ou outras complicações. (Com informações do Instituto Oncoclínicas)
Veja o relato