Vítima da depressão, Baco Exu do Blues não está vivendo os melhores dias de sua vida, assim como Britney Spears em 2007, como o próprio artista afirma em uma música. O rapper baiano, de 27 anos, desabafou na segunda-feira (18), que não está bem após ter feito um show mal sucedido em um festival musical em Pernambuco. Mas, qual é a causa dessa fase difícil e o que pode estar desencadeando gatilhos para a depressão? A coluna Sabendo Com Vini te explica agora.
Autocobrança
Prestes a lançar seu quinto álbum, Baco Exu do Blues pode estar enfrentando a pressão da autocobrança para superar o sucesso de seu álbum anterior, Quantas Vezes Você Já Foi Amado? (QVVJFA), que foi indicado ao Grammy Latino em 2022, ganhou na categoria Música Urbana no 30º Prêmio da Música Brasileira e foi aclamado pela crítica nacional. Além disso, o rapper baiano está lidando com as expectativas e as cobranças dos fãs em relação ao lançamento do novo trabalho.
Suposto relacionamento amoroso com influencer branca
Para piorar a situação, Baco Exu do Blues está sendo alvo de críticas por parte de militantes da comunidade negra. Isso aconteceu depois que uma 'ex-ficante' branca do artista insultou e xingou Patrícia Ramos, que é negra, quando o cantor e a apresentadora da TV Globo foram flagrados em um clima de romance dentro de um restaurante.
Essas críticas surgiram devido ao fato de Baco Exu do Blues incentivar, em seus discursos, relacionamentos amorosos entre pessoas negras, enquanto aparentemente estava envolvido em um relacionamento que não condiz com a mensagem que prega. O artista ainda está sendo pressionado por não ter defendido Patrícia Ramos do ataque de uma pessoa branca.
Baco pede desculpas, mas também clama por apoio e compreensão
Enfrentando a depressão, o cantor gritou por compreensão ao pedir desculpas por não ter entregado o show que as pessoas esperavam: "Estou me esforçando ao máximo para proporcionar o melhor para vocês, mas não estou bem. Peço desculpas a todos que têm carinho por mim e amam minha música. Vou melhorar, estou me cuidando, espero que compreendam", declarou no X.
O tuíte de Baco Exu do Blues traz à memória a canção Minotauro de Borges, do álbum Bluesman, na qual ele deixa claro que, para além de ser um artista, é um ser humano ao revelar que 'bebe da depressão' e que necessita urgente do apoio e compreensão da sociedade, que muitas vezes falha em reconhecer que as pessoas enfrentam adversidades de ordem emocional, especialmente os negros.
Entenda o motivo de Baco Exu do Blues não falar com a imprensa
Há mais de duas semanas, o Sabendo Com Vini entrou em contato com a assessoria de Baco Exu do Blues para saber o posicionamento dele sobre o suposto romance com Patrícia Ramos, os ataques que ela sofreu e detalhes do lançamento do próximo álbum. No entanto, a coluna foi informada de que o rapper baiano não está atendendo a imprensa, pois está em estúdio, focado na produção do seu mais novo trabalho.
Unidos contra a depressão!
Se você está ou conhece alguém que está enfrentando problemas depressivos ou tendo pensamentos suicidas, ofereça ajuda e acolha. Não fique calado. Peça ajuda. Você não está sozinho (a).
Ligue para o CVV – Centro de Valorização da Vida, no número 188 ou entre no site https://www.cvv.org.br/. O CVV realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, e-mail e chat.