
Tamanho não é documento, mas, para muitos homens, a medida do pênis influencia diretamente na autoestima, e até na vida sexual. De acordo com uma pesquisa da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), realizada em 2023, 8,1% dos brasileiros afirmaram estar insatisfeitos com o próprio 'bilau'.
Leia Também:
Apesar de ainda ser um assunto cercado de tabus, a busca pelo aumento peniano vem crescendo. A insatisfação pode trazer reflexos na vida íntima e também no psicológico, com problemas como ansiedade, depressão, estresse, dificuldades no relacionamento e até o chamado "temor de performance" — o medo de falhar na hora H.
Diante desse cenário, o Portal MASSA! separou os principais mitos e verdades sobre o procedimento estético faloplastia, mais conhecido como aumento peninano. Confira:
Aumento Peniano- machuca?
Não! O procedimento, segundo o cirurgião plástico Flávius Cabral, é totalmente indolor e feito com anestesia local. O preenchimento é feito com ácido hialurônico, aplicado em áreas específicas do pênis para aumentar a espessura e, em alguns casos, o comprimento no estado flácido.
“O procedimento é realizado com anestesia local e, após a aplicação, é totalmente indolor. Mesmo depois do efeito da anestesia passar, o paciente não sente dor”, explicou o médico.

Muda o funcionamento do 'amigo'?
Não! De acordo com o especialista, o foco é principalmente estético, já que a harmonização peniana busca trazer mais confiança e melhorar a autoestima do paciente.
Além disso, Flavius explica que a recuperação é rápida, e o efeito do procedimento pode durar até 12 meses: "O paciente pode voltar ao trabalho no mesmo dia, retomar exercícios físicos em 48 horas e ter relações sexuais após cinco a sete dias", ressaltou.
Melhora o desempenho sexual?
Sim! Já que a insatisfação com o pênis pode levar a problemas na autoestima. Com mais confiança, as chances de uma melhora na vida íntima são mais prováveis.
A insatisfação com o tamanho do pênis traz na autoestima masculina a fragilidade, sensação de desconforto, e muitas vezes, vergonha de se tocar na frente do parceiro(a)
cirurgião plástico Flávius Cabral
Quem também aderiu ao procedimento foi o cantor Tiago, dupla sertaneja de Hugo. Ele explicou, na época, que a intervenção não foi para mexer no tamanho em comprimento, mas para aumentar o volume do pênis.
Você não é o Kid Bengala... e está tudo bem
A insatisfação com o tamanho do pênis pode pesar — e muito — na autoestima masculina. Isso pode gerar vergonha em situações íntimas, insegurança e até dificuldades emocionais.
O estudo da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), mostra que há, inclusive, dúvidas sobre o que é considerado um tamanho normal. Segundo as pesquisas, o pênis brasileiro mede, em média, 13 cm ereto e 9 cm em repouso, sendo normal variações entre 10,5 cm e 17,5 cm na ereção.

Mesmo assim, nem todos estão satisfeitos: 13% dos homens gostariam de alongar, 4% engrossar e 9% fazer ambos. Outros 5,1% declararam insatisfação e desejo de mudanças.
“Os pacientes que realizam o procedimento relatam aumento da autoconfiança e uma renovação da autoestima, o que impacta positivamente não só a vida pessoal, mas também profissional”, concluiu Flávius.