
Divertido, zero masculinidade frágil e espontâneo. Assim ficou conhecido o influenciador digital Wanderlei Luz, apelidado como ‘Bresudo’. Natural de Salvador, ele conquistou a internet com um jeito autêntico e engraçado de falar sobre questões do cotidiano. Atualmente, seu perfil no Instagram já acumula mais de 1 milhão de seguidores.
Leia Também:
Quem vê o sucesso de visualizações nas redes sociais nem imagina que a caminhada para atingir esse patamar tem sido longa. Em entrevista ao MASSA!, o blogueiro revelou que sua jornada na criação de conteúdos de entretenimento começou há anos.
“Eu tenho muito tempo na internet! Foi desde 2009 e 2010 que ia fazer vídeo na internet, fazer mais para rede social Facebook e YouTube”, conta.
A fama e o reconhecimento de Bresudo chegaram quando ele passou a abrir caixinhas de perguntas e interagir bastante com o público. As respostas irreverentes conquistaram a galera e viralizaram bastante.
“As caixinhas de perguntas são muito bacanas, dou tanta risada. Às vezes eu fico me perguntando se realmente é verdade [o que mandam], aí eu respondo, e aí deu bom”, relata.
Confira um dos vídeos dele:
Humor baiano sem frescura
Wanderlei Luz não economiza quando o assunto é o baianês. Além do sotaque marcante, ele também tem um humor sem frescura. A resenha é tanta que já começa na escolha do seu nome artístico.
"Na época eu estava fazendo um vídeo, estava em uma casa de show, e aí todo mundo começou a me chamar de Bresudo. A galera da resenha, pelo fato de a gente ser negão, começou a falar ‘calabresudo, calabresudo’, e aí abreviaram, ficou Bresudo. Esses caras eu não sei não”, brinca.
Um dos temas que mais fazem sucesso são as opiniões de Wanderlei sobre questões sexuais masculinas, abordadas com leveza e de forma descontraída. O influenciador garante que não é um personagem.
Sempre fui assim desde a infância, sempre fui engraçado

Ele reforça que essas temáticas fazem parte dele e não há motivos para ter vergonha, pois a intenção é ajudar o público a ter mais autoconfiança: “Eu gosto de falar porque tem gente que rotula muito, entendeu? Eu tenho que levantar a autoestima das pessoas. Aí por meio do humor eu vou levantando a autoestima da pessoa e falando a verdade”.
Apoio dos fãs e estratégia contra haters
Assim como todos os criadores de conteúdo para as plataformas digitais, Wanderlei Luz precisa lidar com o carinho e o ódio das pessoas. Enquanto recebe muitas mensagens de apoio dos fãs, ele também ouve desaforo de alguns haters. Mas para o influencer digital, o amor sempre pesa mais na balança da vida.
“As críticas eu não ligo não, viu? Porque dá meio dia na cara de todo mundo e, graças a Deus, lá em casa tem um pirão. Agora, a galera que chega junto eu gosto, né? Graças a Deus eu tenho esse molejo, eu converso com todo mundo, meus seguidores me dão ideia também de fazer novos vídeos”, larga o doce.

O que traz motivação é a troca sincera com os seguidores. “As pessoas se identificam, têm várias situações que a pessoa está com depressão, está em hospital… Teve uma seguidora mesmo que estava com câncer, sabe? E aí eu consigo ajudar de alguma forma”, revelou ele.
Bresudo lida com as adversidades de cabeça erguida e se orgulha do que tem construído na web: “A gente é nascido na periferia. Como eu falo, é pro lado de cá, né? Nas vielas, nos becos. A gente é desinibido, não tem esse negócio com a gente não”.
Correria fora das telas

Embora esteja crescendo nas redes sociais, Wanderlei Luz ainda não vive apenas da internet e faz o ‘corre’ de motoboy para garantir o sustento de casa. Geralmente, ele entrega documentos.
Eu sou tipo o cara bombril, mil e uma utilidades
Apesar de já estar feliz com os resultados, Bresudo não esconde o desejo de se dedicar integralmente à carreira de influenciador, mas explica que o objetivo não é ter fama ou dinheiro para si mesmo.
“O meu propósito na internet é ajudar pessoas, entendeu? Se eu conseguir viver de internet, eu quero ajudar muita gente. Eu tenho esse foco”, garante.