26º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Na cama com o Massa!

É mais gostoso? - 11/05/2024, 07:30 - Paola Pedro - Atualizado em 22/05/2024, 15:36

Dominação, subversão e prazer: entenda o que torna anal o "queridinho"

Em conversa exclusiva com o Massa!, a sexóloga Cris Arcuri tirou todas as dúvidas sobre a prática

Portal Massa! esclareceu todas as dúvidas e curiosidades dos leitores em conversa exclusiva com a sexóloga Cris Arcuri
Portal Massa! esclareceu todas as dúvidas e curiosidades dos leitores em conversa exclusiva com a sexóloga Cris Arcuri |  Foto: Reprodução/Freepik

Você sabia que o anal é a prática sexual preferida dos brasileiros? Apesar da preferência, uma pesquisa do VivaLocal revelou que "dar o bumbum" não ocupa o primeiro lugar do ranking de posições sexuais preferidas no Brasil. Para tentar entender melhor essa realidade, o Portal Massa! conversou com a sexóloga e educadora sexual Cris Arcuri, que revelou os perigos de uma prática sexual regada de preconceitos e desinformação, além de dar dicas para todos fazerem um anal gostoso e saudável.

Cris Arcuri explicou que a contradição do resultado da pesquisa está no fato de o sexo anal ser um tabu: "O sexo anal é e continua sendo um tabu por ser uma prática sexual diferente. [O tabu se dá] Por conta da nossa cultura machista e por conta de religião, mas não é algo que as pessoas não possam ter prazer."

"Eu costumo dizer que o ânus não tem gênero, é um lugar onde existem terminações nervosas e se [o sexo anal] executado de uma forma correta, as pessoas podem ter prazer, sim. Mulheres, homens... enfim, qualquer gênero", continuou.

A sexóloga também argumentou que, muitas vezes, as pessoas ficam 'travadas' por um medo causado pela desinformação. Cris defendeu que é necessário ter mais conhecimento sobre si para sermos capazes de desbravar prazeres ainda desconhecidos, como o gerado durante o sexo anal. "Quando você fala sobre sexo, intimidade e relação sexual, as pessoas precisam se permitir vivenciar momentos que saiam um pouco da normalidade com o foco no prazer. A partir do momento que você tem respeito pelo seu corpo, conhece seu corpo e como ele pode te dar prazer, você começa a não sentir tanto medo de experimentar coisas novas, prazeres novos relacionados ao sexo", esclareceu.

"É preciso entender o porquê se tem medo. Será que é porque foi inserido num núcleo familiar rígido, de uma familia mais religiosa, aonde o sexo nunca foi muito bem visto? É preciso tentar identificar o motivo de tanto medo com relação ao sexo, porque sexo é algo bom e que, a partir do momento que se tem a permissão do outro, respeito e uma boa troca de energia, isso vai ser muito interessante", acrescentou.

O sexo anal é uma das práticas preferidas de Marina*, de 26 anos. Ela explicou ao Portal Massa! os motivos que tornam essa posição uma das mais prazerosas na 'hora H'. "Primeiro que as terminações nervosas da região causam umas sensações muito ambíguas, você sente dor e prazer ao mesmo tempo, e é mais prazeroso do que doloroso, principalmente quando você relaxa totalmente e curte a penetração. Mas acredito que o fator predominante pra sentir prazer de fato é a mente. A relação da submissão é até mesmo subversão do convencional, o tesão no que em tese é proibido e não costuma ser a preferência feminina traz um 'quê' de satisfação. Tipo 'p*rra, eu sou f*da!'", contou.

Para praticantes, sexo anal está relacionado às ideias de dominação e subversão do comum
Para praticantes, sexo anal está relacionado às ideias de dominação e subversão do comum | Foto: Reprodução/Freepik

Dicas para fazer um bom sexo anal
É fato que uma boa experiência de sexo anal se constrói com a prática. Mas, e quem nunca fez? A educadora sexual Cris Arcuri fez questão de listar ótimas dicas para os leitores do Portal Massa! que têm aquela curiosidade.

"Em primeiro lugar, você precisa querer praticar o sexo anal. O que eu sempre recomendo é que as pessoas usem muito lubrificante à base de água ou siliconado, que aderem por mais tempo à pele e não resseca tanto. O ânus é uma região que não tem lubrificação própria, diferente do canal vaginal, aonde existe uma lubrificação própria pra te ajudar a ter a relação íntima", direcionou.

"Outro ponto que é muito importante é sempre usar preservativo. É uma região que tem muitos vasos sanguíneos, então a proliferação de qualquer tipo de doença pode ser muito maior. É importante que você faça de forma protegida", recomendou. A sexóloga aproveitou para desmistificar o famoso "sem camisinha é mais gostoso": "[O uso do preservativo] não vai tirar o seu prazer, jamais tira o prazer."

"É muito importante que a pessoa que esteja sendo penetrada fique em uma posição mais relaxada, para ficar o mais confortavel possível para fazer o sexo anal. Sexo não é como receita de bolo, é algo que você precisa fazer, ir testando e ver como funciona pra você ter sucesso na sua intimidade", finalizou.

Como prolongar o prazer
"Pra mulher receber a introdução do objeto fálico, é legal que ela estimule MUITO o clitóris, porque ele é o órgão de prazer que as pessoas que têm vulva tem. O clitóris está diretamente ligado ao cérebro, então, ao estimulá-lo, ela vai sentir prazer, vai relaxar e o sexo anal pode ser prazeroso pra essa pessoa", explicou a sexóloga. Cris Arcuri aproveitou para tranquilizar os leitores que não conseguiram ter uma experiência maravilhosa: "Tem pessoas que terão prazer e outras não, e tá tudo bem. o que não pode é querer apenas agradar o outro e não senti prazer."

Comum entre homens gays, a prática da 'chuca' pode ser perigosa e cauasr grandes danos ao organismo
Comum entre homens gays, a prática da 'chuca' pode ser perigosa e cauasr grandes danos ao organismo | Foto: Reprodução/Freepik

Sou obrigado(a) a fazer a 'chuca' antes do anal?
Outro fator impeditivo para fazer o sexo anal é a falta de instrução relacionada à higiene: a 'chuca' ou lavagem intestinal ou lavagem íntima do ânus.

Apesar de, no senso comum, a prática ter se tornado 'obrigatória', a sexóloga esclareceu que não é bem assim... "A 'chuca' é uma prática muito conhecida entre os homossexuais. Para os médicos, não há necessidade de fazer isso, inclusive é um perigo. Injetar muita água no ânus, numa região próxima ao reto, pode alterar o ph da flora intestinal ou soltar o intestino", alertou.

"Geralmente as pessoas pegam, de forma muito errada, o chuveirinho - um equipamento que tá num cômodo úmido e quente, ótimo para proliferação de bacterias - e enfiam no ânus. Essa água que vem da caixa, da torneira, também tem muito tratamento químico, então você tá injetando muita químic dentro do seu corpo. A chance de você ter um desequilíbrio intestinal é enorme", elucidou. "Hoje existem produtos que você vai na farmácia e pede: 'Eu preciso de uma ducha para lavagem intestinal'. Mas não tem necessidade de fazer isso!", terminou.

Cris Arcuri é sexóloga e educadora sexual há mais de 10 anos
Cris Arcuri é sexóloga e educadora sexual há mais de 10 anos | Foto: Arquivo Pessoal

Pra apimentar

Nem todos os vibradores e brinquedos sexuais podem ser inseridos no ânus. Esse é mais um alerta da sexóloga e educadora sexual Cris Arcuri. Ela explicou que, por conta dos esfíncters - músculos que relaxam e contraem - há um grande risco de determinados materiais ficarem retidos no corpo, caso não utilizados adequadamente.

"O ânus acaba puxando para dentro brinquedos que são muito lisos e pequenos, por isso existem os especiais. Eles têm uma garra ou argola, que não permite que seja sugado. Também existem os estimuladores anais, de próstata, os plugs e os vibradores específicos para não haver nenhum tipo de problema", esclareceu Cris, afirmando também que objetos inseridos de maneira inapropriada só poderão ser retirados com cirurgia.

É mito ou verdade:

A região anal é mais delicada e, por esse motivo, mais propícia a machucados.
VERDADE - A região anal tem mais vasos sanguíneos. Não esquece das dicas para lubrificação e melhor desempenho no sexo.

Depois de praticar sexo anal, fica mais fácil defecar.
MITO - vai depender do você ingeriu nas suas últimas refeições... o sexo anal fica próximo ao intestino reto onde as fezes ficam, mas não significa que fazer sexo anal vai ajudar a defecar.

A penetração anal sem preservativo seguida de penetração vaginal aumenta o risco de transmissão de ISTs.
VERDADE - Jamais use o mesmo preservativo. Tenha mais amor pelo seu maior bem em vida: seu corpinho, meu bem!

exclamção leia também