As linhas aéreas entre Paris e Salvador já começaram a rodar e, com 350 passageiros, o primeiro voo vindo da França desembarcou no Aeroporto Internacional Luís Eduardo Magalhães nesta segunda-feira (28). A aeronave foi recebida pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT), pelo presidente da Embratur Marcelo Freixo, o secretário estadual de turismo Maurício Bacelar, e pelo diretor-presidente do Salvador Bahia Airport, Julio Ribas.
Leia mais:
Climatempo alerta para chegada das chuvas na Bahia durante evento da Neoenergia
Metrô sofre pane em Pernambués e passageiros ficam presos; entenda
Pix por aproximação estará ‘on’ a partir da próxima semana
“Para chegarmos à data de hoje, nós trabalhamos muito, conversamos bastante com a Air France, com a Gol, com a administração do Aeroporto. Aqui é o resultado de muitas mãos. As pessoas, quando vêm à Bahia, consomem, vão para hotéis, restaurantes, bares. Por isso nós viabilizamos a infraestrutura das estradas, dos aeroportos e aeródromos regionais, a segurança delas. O trabalho é esse, e a gente vai garantir que esse voo se consolide e permaneça por muito tempo”, enfatizou.
De acordo com dados do Aeroporto Internacional de Salvador, Paris é um dos principais destinos da europeus saindo da capital baiana. Somente esse ano, antes do voo direto da Air France, 1.800 viagens foram realizadas, com embarque pelo Aeroporto de Salvador para a capital francesa.
Os voos diretos vão acontecer em três dias da semana: às segundas, quintas e sábados. As viagens vão acontecer em aeronaves Airbus A350, com 324 assentos disponíveis, que farão um tempo estimado de 10 horas de viagem, com pouso no aeroporto Charles de Gaulle.
Pela capital francesa, a Bahia também vai se conectar com mais de 160 outras cidades no mundo pela Europa, África e Ásia. A Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) também estima um aumento na entrada de turistas estrangeiros no próximo ano. O dado se baseia na quantidade de pessoas que chegaram em voos diretos para o Brasil esse ano — 61%.
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, disse que o trabalho da Embratur para a promoção do Brasil envolve inteligência de dados e de mercado. “Esse voo é uma conquista para o Brasil inteiro. A França, hoje, é o país que mais emite turistas da Europa para o Brasil e a gente quer muito que esse turista europeu chegue no Nordeste. A gente tem promovido o Brasil através de inteligência de dados, analisando os mercados, e a Bahia coordena esse crescimento no Nordeste inteiro”.