Preparando o bolso para o 'baque' do aumento da conta de energia a partir deste mês de setembro, a população brasileira se encontra em uma situação parecida à vivida três anos atrás, quando foi acionada a bandeira vermelha pela última vez. Apesar do mesmo cenário, as circunstâncias das épocas são muito diferentes.
Leia mais:
Energia mais cara! Veja dicas de como economizar na conta de luz
Conta de luz ficará mais cara; saiba quando
Prepara o bolso! Governo reativa bandeira vermelha e energia sobe
O ano em questão era 2021, e foi especificamente no mês de agosto que a última bandeira vermelha foi ativada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Diante disso, o Portal MASSA! relembrou como estava o Brasil naquele período.
1. Pandemia de COVID-19
Apesar do surto pandêmico 'bombar' no Brasil em meados de 2020, o ano seguinte também apresentou diversos perrengues devido a doença. Em situação de combate ao vírus, o país sofreu com altas taxas de infecção e morte, principalmente no começo do ano, quando houve um entrave com a questão das vacinas.
Com o passar dos meses, os casos foram se controlando aos poucos a medida que o processo de vacinação da galera foi avançando pelo segundo semestre.
2. Problemas econômicos
Por consequências decorrentes da pandemia, o Brasil passou por problemas econômicos entre os meses finais de 2020 e iniciais de 2021. O PIB do país havia encolhido 3,9% e só foi crescer novamente no quarto trimestre daquele ano.
Além disso, o país passou por uma alta inflação, acumulando aumento de 10,06%, segundo o IBGE. Isso influenciou no aumento dos valores de alimentos combustíveis e energia elétrica.
3. Governo Bolsonaro
No âmbito político, o Brasil estava sendo governado por Jair Bolsonaro, eleito em 2018 e que iria perder na disputa da reeleição com Luiz Inácio Lula da Silva, em 2022. O governo do ex-presidente enfrentou duras críticas pelas ações políticas e gestão na pandemia.
4. Sucesso no esporte
Naquele período também ocorreram os Jogos Olímpicos de Tóquio, no qual o Brasil teve destaque, conquistando 21 medalhas ao todo: sete ouros, seis pratas e oito bronzes.