A Carteira do Idoso é um documento que garante uma série de benefícios, a exemplo do acesso ao transporte interestadual gratuito ou desconto de 50%, no mínimo, no valor das passagens para pessoas idosas com renda individual igual ou inferior a dois salários mínimos.
Leia Mais:
Vereador planeja acabar com sacolas plásticas gratuitas em atacados
Bairros no Subúrbio e RMS vão ficar sem água na quinta; saiba mais
Mulher comete racismo contra estudantes da UFBA e toma 'mata leão'
Também conhecida como Carteira da Pessoa Idosa, ela traz informações de identificação da pessoa e QR Code ou código alfanumérico para verificação de validade.
A pessoa idosa que tem como comprovar renda não necessita da Carteira do Idoso para ter acesso às passagens interestaduais gratuitas ou o desconto no valor da passagem. Basta apresentarem o comprovante de renda (de até 2 salários mínimos) e o documento de identidade para ter direito ao benefício.
Contudo, a carteira facilita o acesso ao direito, por isso o sistema gera a carteira também para as pessoas que têm outros meios de comprovação de renda. Dessa forma, os municípios e o Distrito Federal podem emitir a carteira também para os idosos que estejam dentro do critério da renda, independente se estes já tenham outra forma de comprovação de renda.
Veja pode utilizar a Carteira Idoso:
Pessoas idosas (acima de 60 anos) cadastradas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal com renda individual de até 2 (dois) salários mínimos.
Caso a pessoa idosa não tenha sido inscrita no Cadastro Único, deverá entrar em contato com o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) mais próximo do seu local de moradia para ser orientada e encaminhada para inscrição no Cadastro Único.
Como solicitar a Carteira do Idoso
A Carteira da Pessoa Idosa poderá ser emitida por meio do endereço pela própria pessoa Idosa ou a pessoa idosa poderá requerer nas unidades dos Centros de Referência de Assistência Social – CRAS.
Emitir a carteira (emissão pela própria pessoa idosa)
a) Acessar o site da carteira do idoso: Acesse aqui; b) Fazer o seu login no gov.br: Acesse aqui.
A conta gov.br é uma maneira segura para ter acesso a milhares de serviços públicos digitais integrados à plataforma gov.br.
c) Emitir sua carteira; d) Imprimir ou guardar a carteira digital.
Emitir a carteira nos CRAS
a) Ir até o CRAS: Localize o CRAS mais próximo aqui; b) Informar dados como CPF, nome ou NIS ao técnico do CRAS; c) Imprimir, guardar a carteira digital ou compartilhar via link de aplicativo Whatsapp.