
O prazo para solicitar a isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 foi prorrogado até a próxima sexta-feira (2). Inicialmente, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) havia estabelecido o prazo final para 25 de abril.
Leia Também:
A medida facilita o acesso de estudantes de baixa renda e outros grupos que têm direito a esse benefício, permitindo que mais pessoas possam participar do exame, considerado uma das principais portas de entrada para o ensino superior no Brasil.
A isenção da taxa de inscrição é válida para alguns grupos específicos, conforme descrito no edital do Enem. Têm direito à isenção os estudantes que estão cursando o último ano do ensino médio em escolas públicas, além daqueles que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas ou como bolsistas integrais em instituições privadas, com renda per capita de até um salário mínimo e meio.
Também têm direito à isenção as pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica, com inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
Para solicitar, o candidato deve acessar a Página do Participante, preencher os dados obrigatórios, como CPF, e-mail e telefone, e, caso tenha sido isento no Enem 2024 e não tenha comparecido à prova, deverá justificar sua ausência com a documentação exigida.
Se você esteve isento na edição passada e não compareceu ao exame, será necessário apresentar justificativa. Para isso, o Inep exige que o participante forneça documentos específicos, como boletins de ocorrência, certidão de óbito, ou atestados médicos, entre outros. A documentação deverá ser inserida no sistema da solicitação de isenção para que o processo de gratuidade seja validado.