O começo do ano em Salvador é marcado pela tradicional Lavagem do Senhor do Bonfim. Centenas de pessoas sobem a Colina Sagrada para pedir um milagre, uma benção e um ano abençoado. Aproveitando a sexta-feira da gratidão, o padre Lafaiete Santana anunciou a programação do evento.
De acordo com o padre, a novena acontecerá de 9 a 18 de janeiro sempre às 19h. “No dia 12 nós teremos a procissão marítima de translado da imagem do Senhor do Bonfim para a [igreja] Conceição da Praia. Seis horas é à saída da imagem do Senhor para a Marina da Ribeira, seguindo pela Avenida Beira Mar, 7h30 é a celebração da missa no barco ancorado de frente a igreja da Penha”.
Leia mais:
Tradição: saiba a importância de subir a Colina Sagrada na última sexta do ano
Festival Virada Salvador terá esquema especial de transporte; confira
O padre destacou que no dia 16 de janeiro acontece a tão aguardada Lavagem. “No dia 16, quinta-feira da lavagem, sairemos da Conceição da Praia da praia às 7 horas rumo aqui à Colina Sagrada. Dia 19, domingo os horários das missas são 5h, 6h, 7h30, 9h e 10h30 a missa solene da festa, e às 16 horas vamos ter a saída da procissão dos três pedidos da igreja dos mares até aqui a Colina Sagrada. A aspersão com a água benta está nas tendas que estão aqui à nossa direita. Vamos com júbilo, vamos com alegria”, destacou o padre.
O tema da celebração de 2025 será ‘Amado Jesus, Senhor do Bonfim, Nossa Esperança, há 280 anos entre nós’. O padre Edson Menezes, reitor da Basílica, revelou o que espera da cerimônia religiosa. “A expectativa é como nos anos anteriores será uma grande manifestação de fé. Eu sempre digo que a Lavagem do Bonfim transmite para o mundo uma lição muito importante mostrando que é possível você viver com quem faz uma opção de vida diferente, com quem professa uma fé diferente da sua, por quem é de uma nacionalidade diferente da sua e assim por diante”, concluiu o religioso.