
A cidade de Salvador recebe a Campanha de Multivacinação voltada para crianças e adolescentes nesta segunda-feira (6). A iniciativa da Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), tem como propósito atualizar a caderneta vacinal de meninos e meninas da capital baiana e vai seguir até o dia 31 de outubro.
Leia Também:
A mobilização vai oferecer vacinas em 160 salas de imunização da rede municipal ao longo de todo o mês. Para reforçar ainda mais a campanha, equipes de saúde farão ações itinerantes em escolas públicas, tanto municipais quanto estaduais, e também em instituições de ensino particulares, o que vai ampliar o acesso e oferecer praticidade para as famílias.
A principal missão da SMS é alcançar quem ainda não foi vacinado, completar esquemas vacinais e aumentar a proteção contra doenças imunopreveníveis, conforme o Calendário Nacional de Vacinação.
O público-alvo inclui crianças e adolescentes de 0 a 14 anos, 11 meses e 29 dias, além de jovens de 15 a 19 anos que não começaram ou não concluíram a imunização contra o HPV. Além disso, a secretaria também vai adotar uma estratégia de oportunização vacinal seletiva, contemplando os grupos elegíveis para as vacinas contra febre amarela e sarampo.
Doiane Lemos, coordenadora de Imunização da SMS, frisou a relevância da campanha: “Vacinar é proteger o presente e o futuro das nossas crianças e adolescentes. Esta campanha é uma grande oportunidade para que crianças, adolescentes e suas famílias possam ter acesso à vacinação, iniciando, completando os esquemas e garantindo a imunidade necessária contra doenças que já sabemos como prevenir. É um esforço coletivo para manter Salvador protegida”.