A startup Carbona 14 realizará nesta sexta-feira (1°) uma Oficina de Restauração de Corais, que acontece na sede da Organização Socioambientalista PRO-MAR, na praia de Mar Grande, em Vera Cruz, das 9h Às 15h. A ação, que tem como público alvo jovens restauradores, pescadores e marisqueiras das ilhas de Maré e Itaparica, é gratuita.
Leia Mais:
Cerimônia do Prêmio Abapa de Jornalismo será no dia 12 de novembro
Educação ambiental: alunos fazem plantio de mudas de mangue
IBGE: desemprego cai para 6,4% entre julho e setembro
A startup Carbona tem como um dos seus objetivos celebrar os 423 anos da Baía de Todos os Santos (BTS) e irá promover a implantação de 100 colônias de coral e de 200 novas sementeiras, em cinco novos berçários da espécie Millepora alcicornis, na Área de Proteção Ambiental (APA) do Recife das Pinaúnas.
O idealizador e gestor da Carbona 14, Zé Pescador, destacou que o evento é aberto para todos aqueles que em outros momentos já tenham participado das oficinas ou cursos de restauração promovidos pela startup.
“Nossa proposta é dar ainda mais ênfase à importância da restauração dos corais para as comunidades tradicionais e segmentos como o turismo regenerativo de base comunitária, para o desenvolvimento econômico regional e para a atração de investimentos voltados à conservação dos oceanos e restauração dos ecossistemas”, explicou Zé Pescador.
Na programação, apresentações sobre a dinâmica de implantação das colônias de coral, com prática de instalação no recife e visita à sede da Carbono 14, localizada no Alto da Bela Vista, Ilhota, também em Mar Grande, onde irão produzir novas sementeiras para serem utilizadas na recuperação dos recifes de coral da BTS.