
Mais uma morte por intoxicação com metanol foi confirmada pelo Ministério da Saúde em São Paulo. A vítima é um jovem de 25 anos de Osasco, na Região Metropolitana. O nome dele não foi divulgado oficialmente, mas, segundo o portal G1, trata-se de Cleiton da Silva Conrado, encontrado morto dentro de casa após passar mal em um churrasco onde outra pessoa também morreu.
Leia Também:
Casos e mortes continuam em investigação
Com essa nova confirmação, o estado de São Paulo soma sete mortes por intoxicação com metanol. No total, o Brasil registra 112 notificações, sendo 53 casos confirmados e 59 ainda em investigação. Outras 609 notificações foram descartadas.
Além de São Paulo, também foram confirmados dois óbitos em Pernambuco e um no Paraná. Outras 11 mortes suspeitas seguem em apuração: seis em PE, duas no PR, uma em SP, uma no Mato Grosso do Sul e uma em Minas Gerais.
Os casos confirmados subiram de 38 para 42, enquanto os em investigação caíram para 18, incluindo um óbito suspeito em Piracicaba, de um homem de 49 anos.
O que é o metanol
O metanol é um tipo de álcool usado em produtos industriais, como solventes e combustíveis. A substância é altamente tóxica e, quando ingerida, pode causar cegueira, coma e até a morte. O fígado transforma o metanol em compostos que atacam o sistema nervoso, a medula e o cérebro, além de provocar falência renal e pulmonar em casos graves.