27º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Problemão! - 19/05/2023, 15:52 - Da Redação - Atualizado em 22/05/2023, 08:46

Sindipetro-BA se preocupa com vazamento de óleo em Madre de Deus

Entidade quer correção do problema e investigação dos órgãos de fiscalização

Acelen teve nome ligado a vazamento de óleo
Acelen teve nome ligado a vazamento de óleo |  Foto: Reprodução/Acelen

O Sindipetro-BA está colhendo mais informações sobre um vazamento de óleo próximoao terminal da Transpetro, em Madre de Deus, que aconteceu na terça-feira, 16de maio. O vazamento foi identificado por operadores da empresa.

De acordo com informações preliminares colhidas pelo sindicato, uma equipe de manutenção e segurança do trabalho da Transpetro está realizando escavação a partir do ponto de onde apareceu a mancha de óleo na praia para investigar a origem do vazamento, que também apresenta suspeita de transbordamento do lastro de resíduo oleoso.

O Sindipetro-BA se preocupa com os impactos que esse vazamento poderá provocar ao meio ambiente e à saúde dos trabalhadores e população de comunidades localizadas no entorno da empresa. O Sindicato pede que a empresa acione as autoridades competentes com urgência, para investigar e garantir a segurança de todos.

Falta de manutenção e de pessoal

Fatores como falta de manutenção e o reduzido número de operadores para acompanhar a área, são relatados pelos trabalhadores do setor. Para o Sindipetro-Ba “a redução do contingente de profissionais, próprios e terceirizados, precarizou a segurança das operações e dificultou o cumprimento de manutenções preventivas e corretivas”.

Segundo as diretoras do Sindipetro, Bete Sacramento e Jailza Barbosa, “a possibilidade de óleo no mar por falta das devidas manutenções em dutos, tanques e demais equipamentos operacionais durante a gestão passada foi uma das várias denúncias feitas pelo sindicato ao novo presidente da entidade”.

A Transpetro não registrou nenhuma ocorrência no Terminal de Madre de Deus no dia 18/5. Como já informado, no dia 16/5, foram tomadas todas as providências para limpeza de vestígios de água oleosa que não atingiram o corpo hídrico. Reiteramos ainda que o órgão ambiental vistoriou os locais e não solicitou nenhuma ação adicional.

exclamção leia também