
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou nesta terça-feira (14) que o Brasil não vai adotar o Horário de Verão em 2025. Segundo ele, o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico avalia o tema todos os meses e concluiu que a medida não é necessária neste momento.
Leia Também:
“Graças ao planejamento e ao índice pluvial dos últimos anos, estamos em condição de segurança energética completa e absoluta para este ano”, declarou Silveira durante o programa Bom Dia, Ministro.
O ministro também destacou que o governo está pronto para agir caso o cenário mude: “Nós estamos completamente seguros que não precisamos do Horário de Verão esse ano […] Teríamos a coragem de implementar, caso fosse necessário”, completou.
No início de outubro, o Ministério de Minas e Energia já havia confirmado oficialmente que o país não retomará a mudança nos relógios. A prática, suspensa desde 2019, consistia em adiantar uma hora durante o verão, com o objetivo de economizar energia e aproveitar melhor a luz natural.
A fala de Silveira vem após o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) recomendar o retorno do Horário de Verão por conta da sobrecarga no sistema. Mesmo assim, o governo reafirmou que seguirá acompanhando a situação e reavaliará o tema periodicamente.