
Um bonde de dez jacarés-de-papo-amarelo surgiu 'de boa, na lagoa', na cidade de Caculé, no centro-sul da Bahia. A cena chamou atenção dos moradores, mas, segundo a prefeitura, o aparecimento dos animais na Lagoa Manoel Caculé é algo rotineiro.
Leia Também:
A presença de jacarés no local não é novidade para quem vive na região. A prefeitura informou à reportagem que os animais habitam a lagoa há décadas e que a população já convive com a cena no dia a dia.
“O espaço da lagoa possui jacarés há décadas, e no entorno existem placas de sinalização e avisos para não alimentar os animais”, disse a gestão municipal ao MASSA!.
Ataque registrado
Apesar do susto que a cena possa causar, não há histórico de ataques a humanos. A administração informou que só houve um caso envolvendo um cachorro, em fevereiro, que sobreviveu e recebeu assistência da Secretaria de Meio Ambiente.
Em visita recente, o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos confirmou que os animais estão saudáveis e se alimentam também de capivaras que vivem na lagoa.
Jacarés
O jacaré-de-papo-amarelo é um animal carnívoro que pode viver cerca de 50 anos e atingir até 2 metros de comprimento. Recebe esse nome porque, no período de acasalamento, a região do papo adquire uma coloração amarelada.