30º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Esportes olímpicos - 27/07/2023, 20:54 - Da Redação

Seletiva da etapa nacional dos Jogos Escolares começa nesta sexta

Competições ocorrerão em praças esportivas de Salvador e Lauro de Freitas

Alunos de escolas públicas e particulares da Bahia participam das seletivas para a etapa nacional dos Jogos Escolares
Alunos de escolas públicas e particulares da Bahia participam das seletivas para a etapa nacional dos Jogos Escolares |  Foto: Divulgação / Sudesb

Estudantes baianos de escolas públicas e privadas participam das etapas classificatórias para os Jogos Escolares da Juventude (JEJ) e dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs). Serão mais de 700 atletas que disputarão competições das mais variadas modalidades, em praças esportivas de Salvador e Lauro de Freitas.

"Estamos aqui realizando a etapa seletiva estadual dos Jogos Escolares da Bahia 2023. Pra gente é muita satisfação reunir essa galera do esporte escolar aqui em Salvador, depois de passarem pelas etapas municipal, territorial, interterritorial e finalmente chegamos a seletiva final. Daqui sairemos com os classificados para os Jogo da Juventude, que acontecerá em Ribeirão Preto em setembro e para os Jogos Escolares Brasileiros em Brasília", disse o diretor de fomento ao esporte Wilton Brandão, ao Portal A TARDE.

Leia mais: Bahia anuncia a contratação do 'paredão' Adriel; confira detalhes

Confira: ‘Cria’ de LeBron James deixa hospital após parada cardíaca

Veja também: Seleção Brasileira Feminina tem a maior delegação da sua história

Brandão comentou sobre como tem sido o planejamento da logística para abrigar atletas e comissões técnicas que vem de todas as regiões do estado.

"Temos seis hotéis abrigando mais de 700 alunos, professores e técnicos do conjunto do estado da Bahia e temos mais de 20 equipamentos esportivos disponibilizados para a prática das 18 modalidades que estão sendo disputadas para esta versão dos jogos", explicou.

Serão competições de vôlei, basquete e handebol, na categoria de 15 a 17 anos, e nas modalidades de atletismo, natação, badminton, taekwondo, tênis de mesa, vôlei de praia e ginástica artística na faixa etária de 12 a 17 anos.

"Temos tradição na Bahia na natação, futsal, que este ano não está presente nos Jogos da Juventude e está presente nos Jogos Escolares. Assim como no atletismo, que é uma força que o estado tem todo ano em revelar atletas nesta versão dos Jogos Escolares", comentou Wilton Brandão.

Os campões de 15 a 17 anos da seletiva estadual das modalidades coletivas e individuais, se classificam para os Jogos Escolares da Juventude , que é organizado pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), e acontecerão de 1 a 16 de setembro, em Ribeirão Preto/SP.

Os vencedores da categoria de 12 a 14 anos, garantem vaga para os Jogos Escolares Brasileiros, quem tem organização da Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), que será em em Brasília, no final de outubro. As provas acontecerão até domingo (30). A segunda etapa das seletivas serão no mês de agosto.

"Vamos até o dia 30. E retomamos do dia 3 ao dia 6, na primeira etapa da seletiva. Na segunda seletiva, que vai de 12 a 14 anos, de 24 a 17 de agosto. E assim fechando o ciclo dos eventos nacionais esportivos escolares" , finalizou.

exclamção leia também