
Com foco no ramo do empreendedorismo, o Serviço Brasileiro de Apoio e Micro e Pequenas Empresas, Sebrae, conquistou a posição de quarta marca mais valiosa do Brasil em 2025. O levantamento foi realizado pelo Instituto Ipsos, que apontou que a marca atingiu R$ 33,9 bilhões neste ano.
O estudo, intitulado Valor de Marca Sebrae 2025, ouviu seis mil Microempreendedores Individuais (MEI) e donos de Micro e Pequenas Empresas (MPE) em todas as regiões do país, entre janeiro e fevereiro. A metodologia envolveu quatro etapas: diagnóstico inicial, pesquisa com clientes, análise financeira e relatório final. Os entrevistados avaliaram aspectos relacionados ao impacto do Sebrae no desempenho de seus negócios, especialmente em termos de faturamento e lucratividade.
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O superintendente do Sebrae Bahia, Jorge Khoury, comentou o reconhecimento nacional da marca. “Esse resultado reflete a confiança que os empreendedores depositam no Sebrae. Aqui na Bahia, temos atuado fortemente para apoiar os pequenos negócios com orientação, capacitação, estímulo à inovação e melhoria do ambiente de negócios, o que se traduz em mais competitividade e geração de renda”, ressaltou.
O presidente do Sebrae nacional também falou sobre a conquista. “É indiscutível o papel do Sebrae na geração de lucros dos MEI e MPE. Esse resultado reforça o relacionamento próximo e sólido que construímos com os empreendedores, visando a entrega de valor e o sucesso dos pequenos negócios.”, destacou.
Desde 2009, a pesquisa sobre o valor da marca Sebrae é aplicada com o objetivo de mensurar sua relevância no ecossistema de pequenos negócios e o impacto direto nas empresas atendidas.