28º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Celebração da ancestralidade - 29/07/2023, 07:20 - Amanda Souza

Samba de roda está 'comendo solto' em Tubarão

V Encontro do Samba acontece até este domingo (30)

Começou, nessa sexta-feira (28), o V Encontro de Samba de Roda de Tubarão, um evento de celebração da ancestralidade e das vivências do samba de roda e cultura popular da Bahia.

O encontro, que é uma iniciativa do Quilombo Aldeia Tubarão em parceira com a Carranca Produções, acontece até amanhã (30) e reúne uma programação itinerante que vai muito além do samba de roda e inclui a experiência do turismo cultural e comunitário, além de um encontro de sambadeiras e sambadores para encerrar com chave de ouro.

Natureza Acácio faz parte do Quilombo Aldeia Tubarão e esteve à frente da organização do primeiro dia do encontro, que teve como vivência o tema “Mulé na Roda: samba, rito e ancestralidades".

“O encontro de samba de roda é um ritual de agradecimento. Hoje [ontem] é um abre caminhos para esse ritual”, explicou Natureza. “É uma vivência com dança, samba, rezas, cânticos, defumação... rituais que fortalecem as nossas ancestralidades femininas”.

Nove mulheres mediaram esse momento. A primeira delas, Verônica Mucuna, uma zeladora da cultura popular preta, comentou a importância desse movimento. “O samba de roda faz parte da nossa essência, da nossa raíz. É o nosso batimento cardíaco e sem ele não sobrevivemos. Considero o samba de roda como o pulsar da nossa saúde, da nossa vida e da nossa cura”.

O rito dessa sexta-feira foi só a abertura do evento, que ainda tem grandes atividades até amanhã. Hoje, a partir das 9h, vai rolar a vivência do Roteiro Ancestral Praia de Tubarão. “Um dos nossos projetos lá em Tubarão é o turismo cultural e promovemos roteiros, um desses será realizado no sábado”, explica Natureza. A atividade é aberta ao público e custa um investimento de R$ 30. Natureza destaca que quem não puder arcar, mas tem o interesse de participar, pode buscar a organização do evento. Para fechar da melhor maneira, no domingo, será o momento de reunir alguns nomes do samba de roda de Salvador, do Recôncavo e Ilha de Itaparica, em Tubarão.

exclamção leia também