26º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Risco nas praias! - 11/02/2026, 07:30 - Silvânia Nascimento

Salvamar alerta para riscos de afogamento neste Carnaval

Aumento no consumo de álcool pode pôr em risco a vida dos foliões que se arriscam no mar

Salvamar alertaa sobre os riscoss do mar neste período
Salvamar alertaa sobre os riscoss do mar neste período |  Foto: Jefferson Peixoto / Secom

Nem só de curtição e acontecimentos felizes é feito o Carnaval. A festa é massa, a energia da Bahia é única, mas em meio à diversão também há os perigos. Pode não parecer, mas os riscos estão por todas as partes, inclusive no mar.

Não à toa que a Coordenadoria de Salvamento Marítimo (Salvamar), vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), montou uma operação especial para o período do Carnaval. Quem apresenta mais detalhes sobre a iniciativa é o coordenador da Salvamar, Kailani Dantas.

"No período do carnaval e dessas festas pré-carnaval, a Salvamar acaba realmente intensificando toda a parte de guarnição das praias de Salvador. Não só no trecho que habitualmente nós trabalhamos, que é do Jardim de Alah e Ipitanga, até Ilhas dos Frades, Ilha de Maré e Praia Neves, mas dentro do trecho, também, onde acontecem as festas, no circuito Barra/Ondina. Entendemos que é uma necessidade gritante que a Salvamar esteja nesses lugares, nessas praias, por conta do fluxo, que potencializa o fator de risco do afogamento", disse.

Agentes ficarão em alerta no Carnaval
Agentes ficarão em alerta no Carnaval | Foto: Jefferson Peixoto / Secom

Dantas também pontuou outro fator que deixa os banhistas mais vulneráveis a acidentes. "As pessoas que não conhecem muito bem a dinâmica da praia, pessoas que vêm do interior, que acabam chegando na cidade tomando banho demais, de qualquer forma e acabam realmente se afogando, justamente por não conhecer essa dinâmica. Sendo assim, nós fazemos todo um trabalho preventivo nas redes sociais, nas televisões, nos rádios, nos programas nos veículos de imprensa, falando do cuidado, para que as pessoas entendam um pouco sobre antes de chegar na praia", completou.

Segundo o coordenador da Salvamar, agentes do órgão estarão distribuídos em 30 pontos da Coordenadoria. "Chegando na praia, a gente vai ter um servidor lá que estão trabalhando, também, dessa forma preventiva, tentando evitar que os afogamentos aconteçam, fazendo toda essa parte com a população, para que se houver realmente uma necessidade eles entrem para fazer um resgate. Mas a ideia da prevenção é sempre para evitar o afogamento. É importante que as pessoas tomem banho sempre em local que tenha salva-vidas. Essa é a principal dica. Evitar consumir bebida alcoólica e banho de mar, isso acaba potencializando realmente o índice do afogamento. As pessoas acreditam que podem conseguir nadar, que sabem fazer algo, mas não conseguem. Ficar sempre atento com as crianças. Além dos afogamentos, as crianças também podem se perder nas praias. Foram mais de 40 ocorrências de crianças perdidas somente nesse ano até a data de hoje", alertou.

Turistas que não conhecem o mar de Salvador precisam ter atenção redobrada
Turistas que não conhecem o mar de Salvador precisam ter atenção redobrada | Foto: Ilustrativa / Freepik

Leia Também:

Banhistas também devem evitar entrar no mar para tentar salvar outras pessoas que estejam se afogando, conforme orientado por Dantas. "Eu aconselho que elas não entrem no mar para tentar salvar a um terceiro porque elas podem se tornar uma vítima. Entendendo que tem uma pessoa se afogando, e que há condição de conseguir entrar na água, é importante levar qualquer objeto para essa pessoa que seja flutuante, como tampa de isopor, bola de futebol, qualquer objeto que flutue, e entregar para essa pessoa para ela não tenha risco de submergir. Depois que essa pessoa está segurando qualquer objeto que seja flutuante, fazer a retirada dela de forma segura", destacou.

exclamção leia também