
Com quase 20 anos de atuação em Salvador, o Instituto Viva Infância está com matrículas abertas para os cursos de formação clínica voltados a profissionais e estudantes das áreas de psicologia, educação e saúde. A instituição, sediada no bairro de Vila Laura, é reconhecida pelo atendimento gratuito a bebês e crianças em sofrimento psíquico e em situação de vulnerabilidade social.
Sustentado por meio de doações, eventos e, principalmente, pelos cursos de formação teórico-práticos, o Instituto alia ensino, prática clínica e compromisso ético com a infância. Para 2026, estão disponíveis vagas em três formações que unem teoria e prática clínica supervisionada.
O curso Prática Clínica com Crianças tem duração de dois anos e é voltado, preferencialmente, para profissionais com pouca ou nenhuma experiência clínica com crianças. As aulas teóricas acontecem quinzenalmente, de forma online, às quartas-feiras, enquanto a prática clínica é presencial e semanal, realizada na sede do Instituto, com supervisão quinzenal. Estudantes e pessoas que residem fora de Salvador podem optar apenas pela formação teórica.
Já o Ambulatório do Bebê é uma formação de um ano destinada ao atendimento clínico de bebês de 0 a 2 anos e seus cuidadores. O curso inclui aulas teóricas e prática clínica presencial semanal com supervisão, realizadas às sextas-feiras, no turno da manhã. A formação é indicada para profissionais que já possuem alguma experiência clínica com crianças, com possibilidade de participação apenas na modalidade teórica para quem não reside na capital baiana.
Leia Também:

O terceiro curso, Atelier Classe, é voltado à formação de monitores de um dispositivo psicopedagógico direcionado ao desenvolvimento da subjetividade e da aprendizagem de crianças com autismo. Com duração de um ano, a formação se baseia no tripé pedagógico-terapêutico-educacional e inclui encontro teórico presencial, prática semanal no Instituto e supervisão clínica quinzenal online.
De acordo com a presidente do Instituto Viva Infância, María Auxiliadora Mascarenhas Fernandes, o atendimento precoce é fundamental para a prevenção de agravos na saúde mental infantil. “O atendimento a bebês em situação de risco é muitíssimo importante como prevenção, às vezes impedindo que determinadas situações que poderão se tornar patológicas sejam de imediato tratadas, trabalhadas juntamente com os cuidadores primordiais e impeça que isso avance para uma situação mais grave. É uma prevenção em primeiríssimo grau”, destacou. Ela também ressaltou que a manutenção da instituição depende exclusivamente das formações oferecidas. “O Instituto se mantém exclusivamente através dos três cursos que nós damos. Nós só temos essa fonte de renda”, afirmou.
As matrículas para as primeiras turmas de 2026 já estão abertas. Mais informações sobre os cursos e o processo de inscrição podem ser obtidas por meio do Instagram @institutovivainfancia ou pelo WhatsApp (71) 99230-4800.
