21º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Meio ambiente - 29/07/2025, 06:02 - Vitória Sacramento

Salvador terá coleta seletiva com agendamento e veículos elétricos

Moradores poderão descartar materiais como papel, papelão, plástico, vidro, alumínio e ferro

Triciclo elétrico utilizado na coleta
Triciclo elétrico utilizado na coleta |  Foto: Olga Leiria / Ag. A TARDE

A cidade de Salvador deu mais um passo rumo ao futuro sustentável com o lançamento do projeto-piloto Roda, uma iniciativa pioneira de coleta seletiva porta a porta que alia tecnologia, mobilidade limpa e responsabilidade socioambiental.

Lançado na manhã desta segunda-feira (28), no Palacete Tira-Chapéu, no Centro Histórico, o programa é fruto de uma parceria entre a Prefeitura, a startup de impacto socioambiental Solos e o programa internacional Urban Ocean, da Resilient Cities Network. O objetivo é testar, ao longo de cinco meses, um novo modelo de coleta seletiva com agendamento digital e transporte realizado por veículos elétricos, que não emitem gases poluentes.

Leia Também:

Durante o evento, o prefeito Bruno Reis destacou a importância da ação como mais uma medida inovadora do município para ampliar a reciclagem e estimular o reaproveitamento de resíduos recicláveis. Segundo ele, a proposta é transformar o Centro Histórico em um distrito de inovação e referência em sustentabilidade. A coleta será realizada pela Cooperativa de Reciclagem União Nazaré (CRUN), contratada por licitação, utilizando um triciclo elétrico, modelo que contribui para a meta da cidade de neutralizar as emissões de CO₂ até 2049, ano em que Salvador completa 500 anos.

O agendamento das coletas será feito por meio de um link na internet ou pelo número de WhatsApp (71) 99957-8803. O canal digital também servirá como espaço para dúvidas, sugestões, críticas e envio de conteúdos de educação ambiental. Os moradores poderão descartar materiais como papel, papelão, plástico, vidro, alumínio e ferro. A coleta acontecerá de segunda a sexta-feira nos bairros de Santo Antônio Além do Carmo, Baixa dos Sapateiros, Saúde, Pelourinho, Rua Chile, Rua Carlos Gomes, Largo Dois de Julho, Avenida Sete de Setembro, Rua da Mouraria e Avenida Joana Angélica.

Prefeito de Salvador, Bruno Reis
Prefeito de Salvador, Bruno Reis | Foto: Olga Leiria / Ag. A TARDE

A vice-prefeita Ana Paula Matos ressaltou que falar de reciclagem é também falar de pessoas, especialmente das que vivem em comunidades vulneráveis. Ela lembrou que muitas vezes, problemas como alagamentos e deslizamentos são agravados pela destinação incorreta de resíduos, que poderiam ser reaproveitados e gerar renda por meio de uma economia circular. “Estamos aqui para garantir acesso, educação ambiental e inclusão”, afirmou.

Além de promover a sustentabilidade, o Roda permitirá à gestão municipal acompanhar indicadores importantes como número de adesões, volume de resíduos descartados, diminuição de emissão de CO₂ e o destino final dos materiais coletados. Os dados servirão de base para a possível expansão do modelo para outras regiões da capital.

A iniciativa se soma ao programa Recicla Salvador, também lançado este ano pela Prefeitura, que já conta com 20 pontos de coleta em diferentes bairros e oferece incentivos como alimentos e descontos em estabelecimentos comerciais em troca de recicláveis. Juntas, as ações fortalecem o compromisso da cidade com a resiliência urbana e a economia circular, além de ajudarem a reverter o cenário nacional: segundo a Associação Brasileira de Resíduos e Meio Ambiente (Abremar), em 2023 a taxa de reciclagem no Brasil foi inferior a 10%.

Evento foi realizado no Palacete Tira-Chapéu
Evento foi realizado no Palacete Tira-Chapéu | Foto: Olga Leiria / Ag. A TARDE

Com o apoio da Limpurb e coordenação da Secretaria de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-estar e Proteção Animal (Secis), o Roda reforça o protagonismo de Salvador entre as cidades brasileiras que mais avançam em políticas públicas ambientais. De acordo com o prefeito Bruno Reis, iniciativas como essa vêm sendo reconhecidas nacional e internacionalmente, colocando Salvador como referência em inovação urbana e sustentabilidade.

Projetos voltados à coleta seletiva e à valorização dos catadores não são novidade em Salvador. Desde 2018, a prefeitura realiza o Catafolia, iniciativa que mobiliza catadores de materiais recicláveis durante o Carnaval nos principais circuitos da festa. Durante o período, os trabalhadores recebem quatro refeições diárias, café da manhã, almoço e dois lanches, além de kit com camisa de identificação, boné, luvas e um bônus por quilo de material recolhido. Em 2024, o programa resultou na coleta de 174,8 toneladas de resíduos recicláveis, um aumento de cerca de 17% em relação ao ano anterior, beneficiando diretamente 2.437 catadores.

exclamção leia também