Chuvas fortes, acompanhadas de raios e trovões, foram registradas em várias cidades da Bahia, desde o fim da tarde desta terça-feira (19). Em Salvador, o aguaceiro está previsto para chegar a partir da madrugada de quarta-feira (20).
De acordo com Sósthenes Macêdo, diretor geral da Defesa Civil de Salvador (Codesal), "Salvador terá chuvas fracas a moderadas a partir dessa madrugada. A tendência é que essa chuva mais intensa dure toda a quarta-feira (20) e quinta (21). Sexta já deveremos ter um cenário de retorno à normalidade", disse ao Portal Massa!.
Sósthenes lembra que, em caso de ocorrência relacionada ao mau tempo, a população, ao observar cenário de risco, deve se afastar e ligar para o 199 solicitando vistoria de algum profissional da Defesa Civil de Salvador.
Bahia
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta para a ocorrência de chuvas intensas em mais de 300 municípios baianos, na quarta (20) e quinta-feira (21). A previsão aponta para chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, acompanhadas por ventos intensos variando de 60 a 100 km/h.
O Inmet ressalta o potencial de riscos, incluindo cortes de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas, nas regiões Metropolitana de Salvador, Centro Sul, Nordeste, Centro Norte, Sul, Extremo Oeste e Vale São-Franciscano.
Em determinadas áreas, a precipitação pode ultrapassar 100 mm em 24 horas, especialmente no litoral sul da Bahia. O alerta permanece válido até as 10h de quinta-feira (21).
Até as 10h de quarta-feira (20), o alerta de tempestade, que também incluía a possibilidade de queda de granizo, continua em vigor.