27ºSalvador, Bahia Temperatura atual de Salvador, Bahia é de 27
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

atenção em dobro - 12/12/2024, 17:09 - Da Redação

Salvador participa do Dia D contra a dengue

A ação ocorre nas ilhas e nos 12 distritos sanitários

A ação tem como objetivo intensificar as iniciativas contra a dengue
A ação tem como objetivo intensificar as iniciativas contra a dengue |  Foto: Bruno Concha / Secom PMS

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) participa, nesta sexta-feira (13), do Dia D contra a dengue, integrando a campanha Verão Sem Mosquito, nas localidades e ilhas dos 12 distritos sanitários. A ação tem como objetivo intensificar as iniciativas contra o vetor, no mês em que se inicia o verão, estação mais propícia à proliferação dos focos.

Leia Mais:

Quero Ver o Momo homenageia legado e resistência feminina no Carnaval

Ceia maromba! Confira receitas proteicas para compor o cardápio de Natal

Música de Natal é trocada por funk proibidão em apresentação de coral

Os agentes de endemias do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) estarão presentes ao pela cidade, realizando ações de inspeção zoosanitária, visitas domiciliares, tratamento, eliminação de criadouros do mosquito e atividades de bloqueio da transmissão de casos. A iniciativa também conta com salas de espera, entrega de panfletos e ações educativas em escolas, praças, nas ruas dos distritos e em algumas unidades de saúde.

Ações

As ações acontecem nos distritos do Centro Histórico, Itapagipe, São Caetano/Valéria, Liberdade, Brotas, Barra/Rio Vermelho, Boca do Rio, Itapuã, Cabula/Beiru, Pau da Lima, Cajazeiras e Subúrbio.

Dados

De acordo com o Ministério da Saúde, atualmente, cerca de 75% dos focos dos mosquitos estão dentro das residências. “Alinhado ao trabalho realizado pelos agentes de endemias, é necessário que a população esteja empenhada em fazer sua parte, tornando rotina o ato de inspecionar suas casas, notando se há presença de água parada, que são ambientes propícios a se tornarem criadouros do mosquito e sempre utilizando o repelente”, declarou a Andrea Salvador, diretora de Vigilância à Saúde da SMS.

Os dados da Vigilância Epidemiológica (Viep) municipal indicam que, de janeiro a novembro deste ano, foram contabilizados cerca de 1,7 mil casos de dengue em Salvador. Isso representa uma redução de 77% em comparação com o mesmo período do ano passado.

exclamção leia também