28º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

se imunize - 08/01/2026, 12:00 - Da Redação

Salvador amplia vacinação gratuita contra HPV para jovens

Imunização segue gratuita na rede municipal e adolescentes têm até junho para atualizar a proteção

Vacinas são gratuitas e estão disponíveis nas slas da rede municipal
Vacinas são gratuitas e estão disponíveis nas slas da rede municipal |  Foto: Reprodução/ Freepik

Jovens de 15 a 19 anos têm até junho para se vacinar contra o HPV em Salvador, após a prorrogação da ampliação da faixa etária anunciada pelo Ministério da Saúde. A medida busca reforçar a cobertura vacinal desse público em todo o país.

Dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) mostram que, em 2025, foram aplicadas 28.697 doses da vacina contra o HPV em adolescentes de 9 a 14 anos e 1.787 entre jovens de 15 a 19 anos. A expectativa da prefeitura é aumentar esse número com a estratégia de resgate.

Onde se vacinar?

A vacinação é gratuita e está disponível nas 162 salas da rede municipal, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Seguem contemplados o público de 9 a 14 anos, previsto no calendário nacional, e os adolescentes de 15 a 19 anos incluídos na estratégia.

Além desses grupos, a vacina também é ofertada para pessoas de 15 a 45 anos que usam PrEP ao HIV, para imunodeprimidos de 9 a 45 anos e para pessoas com papilomatose respiratória recorrente (PRR).

Leia Também:

Segundo Taciana Matos, subcoordenadora de Imunização da SMS, a ampliação beneficia adolescentes que perderam o período recomendado.

“A vacina HPV é segura e fundamental na prevenção de diversos tipos de cânceres, como colo do útero, vulva, pênis, garganta e pescoço. Com a ampliação, adolescentes de 15 a 19 anos que não se vacinaram entre 9 e 14 anos têm até junho para fazer a dose de resgate e garantir essa proteção, contribuindo também para reduzir a circulação do vírus”, explicou.

Vacinação previne câncer

O HPV é o responsável por 99% dos casos de câncer do colo do útero, terceiro mais frequente entre mulheres no Brasil, desconsiderando tumores de pele não melanoma. Hoje, esse tipo de câncer já é visto como passível de erradicação, graças à combinação entre vacinação, rastreamento e tratamento das lesões.

A proteção da vacina vai além e ajuda a prevenir outros tipos de câncer, como os de pênis, ânus, orofaringe, vagina e vulva.

Estima-se que mais de 80% das pessoas terão contato com o HPV ao longo da vida, já que o vírus é altamente contagioso. Mas isso não significa que toda infecção evolui para câncer. Dados do Ministério da Saúde mostram que o HPV atinge 54,4% das mulheres sexualmente ativas e 41,6% dos homens.

exclamção leia também