28º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Universidade - 13/01/2025, 09:50 - Da Redação

Saiu a nota do Enem, e agora? Saiba como usá-la no Sisu

Quem fez a prova do Enem pode submeter a nota em candidaturas tanto no Brasil quanto no exterior

O Sistema de Seleção Unificada, no qual a nota pode ser aplicada, abre inscrições no dia 17
O Sistema de Seleção Unificada, no qual a nota pode ser aplicada, abre inscrições no dia 17 |  Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é a principal porta de entrada para instituições de ensino superior no Brasil e, nos últimos anos, tem ganhado relevância também no cenário internacional.

A nota do exame de 2024 foi divulgada na manha desta segunda-feira (13), e pode ser acessada na Página do Participante. Saber como utilizar essa nota pode ser decisivo para garantir uma vaga na universidade dos sonhos, seja em território nacional ou em outros países.

Leia também:
Resultados do Enem 2024 serão divulgados nesta segunda-feira
Matrículas da rede estadual de educação começam nesta segunda; saiba como fazer


No Brasil, o Enem é a principal ferramenta de ingresso. A nota da prova é amplamente utilizada em programas e processos seletivos, que incluem:

- Sistema de Seleção Unificada (Sisu): É a principal forma de ingresso em universidades públicas brasileiras. Por meio do Sisu, os estudantes podem se inscrever em cursos de graduação utilizando a nota do Enem. O sistema permite escolher até duas opções de curso, com a possibilidade de alterar as escolhas durante o período de inscrição.

- Programa Universidade para Todos (ProUni): Voltado para estudantes de baixa renda, o ProUni oferece bolsas de estudo integrais ou parciais em instituições privadas de ensino superior. Para se candidatar, além da nota do Enem, o candidato deve atender aos critérios de renda e formação escolar.

- Fundo de Financiamento Estudantil (Fies): O Fies é destinado a quem deseja financiar o curso superior em instituições privadas. A nota do Enem é um dos requisitos para inscrição.

- Ingresso direto em instituições privadas: Muitas universidades privadas aceitam a nota do Enem como alternativa ao vestibular tradicional. É possível se inscrever diretamente no curso desejado sem a necessidade de prestar outra prova.

Portas abertas para uma experiência internacional

O Enem também pode ser usado para ingressar em instituições de ensino superior fora do Brasil. Alguns países possuem acordos que permitem aos estudantes brasileiros utilizarem suas notas no processo de seleção.

Em Portugal, por exemplo, diversas universidades aceitam a nota do Enem para ingresso direto em seus cursos de graduação, como a Universidade de Coimbra, a Universidade do Porto e a Universidade de Lisboa. Cada instituição define os critérios de pontuação mínima e cursos disponíveis.

Países como Inglaterra, Estados Unidos e Canadá, embora não tenham parcerias oficiais, podem considerar a nota do Enem como parte do processo seletivo, especialmente em cursos e instituições que valorizam a diversidade acadêmica.

exclamção leia também